UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Morre Don Eugênio: símbolo da luta contra a ditadura


10/07/2012

10/07/2012
Homem forte" da igreja católica no Brasil, Don Eugênio Sales teve participação direta no enfrentamento à ditadura militar instaurada nos países do cone sul. Sua morte, ocorrida na noite de segunda-feira (9), vítima de um infarto agudo no miocárdio, é uma perda irreparável para os trabalhadores e toda a sociedade brasileira.
No ano 2000, o cardeal declarou que entre 1976 e 1982,ajudou cerca de 5 mil perseguidos políticos do Brasil e de outros países da Américado sul, principalmente militantes argentinos.
Don Eugênio contou que chegou a abrigar perseguidos emapartamentos da arquidiocese, usou carros oficiais para ajudar essas pessoas ase exilarem.
Durante anos o religioso foi apontado como "bispo vermelho",pois durante o regime militar brasileiro, Sales fundou inúmeras comunidades debase e sindicatos rurais, além de criar o pastoral do episcopado, voltado parapresos, menores infratores e moradores de comunidades carentes.
Para a União Geral dos Trabalhadores (UGT), esta é uma grande perda para a sociedade brasileira que via na figura do arcebispo um homem que, apesar de seu conservadorismo religioso, enfrentou interesses de pessoas poderosas para lutar, ativamente, para que o Brasil fosse um país livre da repressão imposta pela ditadura militar e, acima de tudo, em prol da classetrabalhadora do campo.
Ricardo Patah, presidente Nacional da UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.