UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade Socioambiental


03/07/2012

03/07/2012
Dentro da programação da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), ocorreu o Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade Socioambiental.

Entre os objetivos do evento, destacou-se a discussão de um modelo eficaz para a formação de jovens preocupados com desenvolvimento sustentável e sensíveis à relação intrínseca existente entre a economia e o meio ambiente.
A abertura oficial do encontro aconteceu no dia 13 de junho, quarta-feira, com a presença do secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili
do ministro da Educação, Aloizio Mercadante
da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira
do representante do Unicef Brasil, Gary Stahl, e do representante do Coletivo de Jovens pelo Meio Ambiente, Leo Machado.
Na ocasião, o ministro Aloizio Mercadante, homologou as diretrizes para os trabalhos de educação socioambiental e educação indígena. Outro acontecimento importante foi a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial com o objetivo de fortalecer a pauta e o desenvolvimento do Programa de Juventude e Meio Ambiente - demandado na 1ª e 2ª Conferência Nacional de Juventude.
Durante alguns dias, a juventude brasileira debateu temas diversos relacionados à educação e meio ambiente. Foram, ainda, criados grupos de trabalhos, nos quais ocorreram debates sobre a participação da Juventude na Construção de espaços educadores sustentáveis e a Agenda da Juventude para um projeto de Desenvolvimento Sustentável.
A UGT, através da Secretaria Nacional de Juventude, participou do Encontro. Para Gustavo de Pádua, representante da UGT, a educação sempre será um tema central para a construção de uma sociedade melhor, em todos os aspectos - inclusive o ambiental". Ao mesmo tempo, "a implantação, na escola, de políticas e iniciativas capazes de formar um cidadão consciente de seu papel transformador deve ser prioridade e contar com toda a atenção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente." "A escola deve, não apenas, receber todo suporte governamental para alcançar seus objetivos, mas, também, permitir a participação da sociedade civil, que muitas vezes apresenta e promove trabalhos de extrema importância".

Através dos debates promovidos ao longo do encontro, viu-se a necessidade da criação de um novo ambiente de educação, de um modelo pedagógico mais eficaz e da capacitação de professores para a realidade atual. É necessário ainda um maior diálogo com gestores públicos sobre a destinação de recursos e a ampliação das políticas públicas voltadas para a educação ambiental.

Gustavo de Pádua
CONTEC-UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.