Nilda reeleita para presidir os Rurais de Itapitanga na Bahia

01/07/2012

Em clima de festa e comemoração, dezenas de trabalhadores e trabalhadoras participaram da eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapitanga na Bahia, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadoras - UGT. O sindicato fica distante 400 km da capital, Salvador. A festa da democracia começou as 8:00h e contou com a presença maciça dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no inicio da manhã. Logo na abertura, mais de trinta eleitores já aguardavam para dar seu voto de respeito e fé no trabalho realizado pela atual presidente e candidata única do pleito Neivanilda Santos, carinhosamente apelidada de Nilda por seus eleitores. Às dez e trinta horas da manhã, mais de setenta por cento dos eleitores cadastrados já haviam feito a sua escolha. A Senhora Grivany Bispo, primeira eleitora a votar disse: cheguei as seis da manhã para ser a primeira a votar, porque quero que o trabalho de Nilda continue, ela é por nós. Dona Maria Farias de quase setenta anos disse: "fiz questão de vir e votar em Nilda porque sei do trabalho dela pra conosco, de sua responsabilidade e vontade de lutar por nós. Ela deu continuidade ao trabalho iniciado por seu pai, Evilásio Reis, que organizou nosso povo", finalizou.

Marcelo Lavigne aproveitou o momento e lançou em Itapitanga a campanha "Bahia, estado de emergência", oficialmente apresentada aos membros da UGT/BAHIA e a sociedade baiana no 1º de maio e que tem o objetivo de arrecadar água potável e alimentos para serem distribuídos aos trabalhadores (as) vítimas da seca na Bahia. Muitos trabalhadores (as) rurais das mais de 232 cidades afetadas e que convivem com o flagelo da seca. "Esta é a pior seca depois de mais de 40 anos, estamos precisando deste apoio. Não vamos ficar de braços cruzados, enquanto irmãos sofrem e até morrem de fome e de sede, conclamamos cada sindicato filiado a UGT para ser um espaço de solidariedade, de divulgação e arrecadação desta campanha", finaliza Marcelo.

Salvador Rodrigues dos Santos, chegou da fazenda Tankaraí, Região de Paulo Afonso, distante de Itapitanga em média 10 km pra votar em Nilda e disse: "vim de bicicleta mais de dez quilômetros e cheguei, tinha que votar em Nilda, porque acredito que é um benefício para todos nós".

A presidente eleita Nilda disse a todos os presentes " é muito importante a presença de vocês aqui hoje e no dia a dia do sindicato, sem vocês, o sindicato não existe, essa casa fecha. A presidente prometeu representar a categoria e zelar pelo sindicato da mesma forma que fez meu pai, antes de mim, e como foi no meu primeiro mandato, hoje, com mais experiência e com a ajuda e a força da UGT, uma das maiores centrais do brasil e que veio pra somar conosco e fazer o que for preciso pra nos ajudar em nossos problemas e dificuldades".

Estiveram presentes à eleição os diretores da União Geral dos Trabalhadores da Bahia - UGT/BA, Marcelo Lavigne - secretário de organização sindical
Bruno Santos, secretário de políticas para os jovens
José Washington, membro do conselho fiscal
Higino José, secretário para assuntos dos trabalhadores rurais e Valério Bomfim, secretário adjunto de comunicação e marketing.

As eleições foram encerradas às dezessete horas com participação maciça dos eleitores, amigos e convidados. Nilda recebeu a responsabilidade de tocar os rumos dos trabalhadores rurais de Itapitanga por mais quatro anos.

Fonte: UGT Bahia"