UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Encontro do Movimento Negro na UGT


26/06/2012

26/06/2012

No dia 14/06, em Belo Horizonte, no auditório da União Geral dos Trabalhadores - UGT, aconteceu o III Ciclo Nacional de Conversas Negras - Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta". O encontro é um preparatório ao movimento social Agosto Negro, uma promoção do Projeto Raízes de Áfricas em parceira com diversas instituições, dentre elas, o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério de Educação/SECAD, e tem como objetivo construir e consolidar movimentos permanentes para a promoção da abolição de ideias, conceitos, preconceitos que interferem na construção do ideário sócio-étnico.

Segundo Mônica Aguiar, coordenadora geral do Centro de Referência da Cultura da Mulher Negra de MG e do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova, entidade filiada a UGT/MG, a iniciativa é um enfrentamento ao racismo estrutural e suas consequências sociais. "Estamos construindo canais de comunicação entre a população, instituições locais e governos na implementação da Lei Caó nº 7.716/89. Lei Federal nº 10.639/03. Lei Estadual nº 6.814/07, normatizando e agregando aos currículos institucionais temas que contemplem e problematizem as questões que dizem respeito ao negro na sociedade brasileira", destacou.

O Presidente em exercício da UGT/MG, Wagner Francisco Alves Pereira, destacou que a União Geral dos Trabalhadores agrega vários movimentos sociais e a contribuição na mudança que ocorre em Minas e no país é dever de representação de instituições sérias e comprometidas com o Brasil. "Pessoas livres de qualquer segregação constroi uma nação prospera e igualitária na divisão de renda e consolida a democracia", disse.

O encontro contou com a presença de José Firme, vice-coordenador do Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CFIPIR) e Coordenador de Políticas de Promoção Racial da cidade de Formiga
Valéria Regina da Coordenadoria Municipal da Promoção da Igualdade Racial
Arísia Barros, idealizadora do Projeto Raízes- Macéio
Natalícia de Jesus do Conselho Estadual de Saúde
Marlucia Patrocínia da cidade de Pompéu
Patrícia Santana da Secretaria Municipal de Educação de BH
Andréia Martins da Cunha da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
Aída Anacleta Vereadora em Mariana e demais lideranças.

O (Black Agost) Agosto Negro

O (Black Agost) Agosto Negro surgiu na década de 70 na Califórnia, nos Estados Unidos, caracterizando-se como um mês de grande significado para a cultura negra por ser uma data de resistência contra à repressão e de esforços individuais e coletivos contra o racismo.

Na época, o movimento foi comandado pelo grupo americano Black/New Afrikan Liberation Moviment e nasceu a partir de ações de homens e mulheres que lutaram contra as injustiças sobre os afro descendentes.

A repercussão positiva do movimento negro norte-americano originou adaptações do Black Agost à realidade local de outros países - como Cuba, Jamaica, África do Sul, França e Rússia - que enfrentam a discriminação e desigualdade racial.

Objetivos específicos

1-Estabelecimento de canais de comunicação entre a população e as instituições locais, incentivando o sentimento de pertencimento étnico e social


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.