UGT protagoniza participação na 101ª Conferência Internacional da OIT

25/06/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) teve participação efetiva durante a 101ª Conferência Internacional do Trabalho, realizado na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça.

O evento, que aconteceu de 30 de maio a 14 de junho reuniu cerca de 5 mil delegados de 185 países. A UGT, por meio de sua Secretaria Internacional, enviou uma delegação composta por: Monica da Costa Mata Roma, Wagner José de Souza, Lourenço Ferreira Prado, Antonio Taumaturgo Cortizo, Isaú Joaquim Chacon, Arimarcel Padilha de Castro, Nilson Duarte da Costa, Egydio Andreza, Benedito Antônio Benedito Antonio Marcello, Thiago Shettino Godin Coutinho, Paulo Rossi, Moacir Pereira, e Gustavo Francisco Curihuinca Garcia.

Os trabalhos começaram com a eleição do britânico Guy Rider,como Secretário Geral da OIT, assim como a escolha dos grupos tripartite que definiram as mesas de trabalhadores, empregadores e governos.

A UGT teve atuação intensa e importante, principalmente, na comissão que debateu o Emprego dos Jovens - Piso de Proteção Social e Aplicação e Normas. Outro tema que contou com especial atenção da delegação ugetista foi a Comissão de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalhador.

Os integrantes da bancada da UGT participaram também da mesa redonda que abordou os Direitos Violados dos Trabalhadores da União Europeia,bem como de uma manifestação em solidariedade do povo palestino.

Dentre os temas discutidos, a UGT protagonizou as discussões durante a reunião sindical sobre Sindicalização e Diálogos Sociais nas Zonas Francas Industriais (ZFI).

No final dos trabalhos, a Plenária Geral aprovou, após muitos debates, o Texto de Aplicação de Normas, assim como a redação que dispõe sobreo Emprego para Jovens.

Por Fábio Ramalho - redação UGT com informação da Secretaria de Relações Internacionais