Dia dos Padeiros, 13 de junho, Sindicato #distribui pães e mini pães à população de SP

06/06/2012

Festividades começam cedo com cerimônia em homenagem aos padeiros e benção dos pães

No próximo dia 13 de junho (quarta-feira), a tradicional festa em comemoração ao Dia dos Padeiros com distribuição de pães e mini pães à população de São Paulo começa cedo na sede do Sindicato dos Padeiros, localizado na região central. A partir das 8 horas da manhã, quem estiver passando em frente à sede do Sindicato, na região central, à rua Major Diogo, 126, Bela Vista, de carro ou a pé, vai poder levar para casa ou para o trabalho pães e mini pães benzidos.

As comemorações começam logo às 7 horas da manhã, no auditório do Sindicato, com uma cerimônia religiosa celebrada por um padre da Igreja Nossa Senhora Achiropita em homenagem aos padeiros. Na sequência, o padre vai benzer os pães.

Zona Norte

Os moradores da Zona Norte também receberão pães em comemoração ao Dia dos Padeiros. A partir das 7 horas da manhã, será realizado na Praça Canaã, no Bairro do Limão, o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e dos Padeiros. No mesmo local, haverá um ato ecumênico com orações e benção dos pães. Logo após a cerimônia serão distribuídos pães a toda a comunidade da Zona Norte na sede da Sociedade Amigos de Bairro do Limão, à rua Carlino Soares, 50, e na rua da Esperança, 173-A, Vila Gustavo (próximo à EE Cônego João Ligabue).

Futebol society

A partir das 15 horas acontece o 7º Festival de Futebol Society com 15 equipes que estarão disputando simultaneamente nos quatro campos da Soccer Brasil, na avenida Doutor Francisco Mesquita, 1750, Ipiranga. A equipe vencedora de cada jogo receberá um troféu de campeã. Todas as equipes serão homenageadas com um troféu pela participação no festival.

Das pedras quentes ou debaixo de cinzas ao forno de barro

Segundo registro da história, os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. O forno de barro é uma invenção dos egípcios, povo responsável também pela descoberta do líquido fermentado misturado à massa para torná-la leve e macia. Nessa mesma época os judeus já produziam seus pães, só que sem fermento, pois acreditavam que a fermentação era uma forma de putrefação e impureza. Jeová só comia o pão ázimo, alimento obrigatório até hoje na festa do Pessach (Páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos.

Na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa pelas mulheres e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Foi assim que surgiram os primeiros padeiros. No século XVII, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo com a introdução de modernos processos de panificação. Depois, a excelência no fabrico de pão passou a Viena, na Áustria.

No Brasil, de acordo com o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, o pão só chegou no século XIX. Antes disso, o que se conhecia aqui era o biju de tapioca nos tempos coloniais.

Consumo de pães no Brasil

O brasileiro em geral consome o equivalente a 1,5 pão/dia, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP). O consumo anual do brasileiro, em 2011, manteve-se estável na média de 30 quilos por habitante, abaixo dos 60 quilos anuais recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A quantidade também é bem menor do que em países vizinhos como a Argentina (82,5 quilos), o Uruguai (55 quilos) e o Chile (98 quilos).

Setor de panificação cresce 11,88% em 2011

O setor de Panificação não para de crescer e mantém a média de dois dígitos desde 2007. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Tecnológico ITPC em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o índice de crescimento estimado do segmento foi de 11,88%, um faturamento anual de R$ 62,99 bilhões. A pesquisa abrangeu mais de 1.200 empresas (pequenas e grandes) em todo o país, além de cerca de 20% de empresas informais que compõem o setor.

Modernização aumenta o faturamento do setor

A modernização das padarias com a oferta de produtos e variações de receitas, serviços de café e restaurante, está contribuindo para o crescimento do setor no Brasil. Em 2011, a participação aproximada foi de 36,05% do faturamento total do segmento, de R$ 89,1 bilhões.

Fonte: Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo