UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Audiência Pública no Senado Federal debate acidentes com motocicletas


05/06/2012

05/06/2012

Representando os motofretistas de São Paulo e região sudeste, o SindimotoSP, filiado à UGT, fez análise sobre o crescente número de acidentes envolvendo os profissionais do setor e propôs série de sugestões para mudar esse quadro.

Uma audiência pública realizada no final de maio no Anexo II do Senado Federal - Sala Florestan Fernandes, recebeu representantes de diversos segmentos da sociedade civil e sindicatos de motofrete de todo o Brasil. Quatro senadores, deputados federais e ouras autoridades públicas também estiveram no evento em que o SindimotoSP representou o estado de São Paulo e toda região sudeste fazendo parte da mesa de trabalho. A senadora Ana Amélia (PP-RS) presidiu a audiência organizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A palavra de ordem de todos foi a necessidade de mais investimentos do governo federal em campanhas de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. O governo faz campanhas periódicas contra a dengue, mas em relação com acidentes de motos, que já é uma epidemia, nada está sendo feito, o que agrava a situação", alertou a parlamentar.

O SindimotoSP apresentou dados sobre o setor e, em especial, a redução de acidentes decorrente ao processo de regulamentação pelo qual o motofrete está passando. "Com profissional qualificado e padronizado a tendência é a diminuição dos acidentes porque o motofretista trabalha dentro da lei, observando e cumprindo todas as exigências e normas de segurança", disse Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do SindimotoSP - para todos os presentes. Gil ainda acrescentou que medidas nas áreas de saúde, segurança viária e veicular, assim como fiscalização rigorosa, ajudariam na preservação de mais vidas no trânsito caótico das cidades de todo País.

Após o evento, Gil ainda apresentou ao presidente do Senado Federal José Sarney, documento com reivindicações da categoria como cursos de qualificação gratuitos, campanhas educativas entre outras.

Participaram do debate na CAS, Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet)
José Eduardo Gonçalves, diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo)
Ricardo Xavier, presidente da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT
Valter Ferreira da Silva, presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto/RS)
Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo (Sindimoto/SP)
Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Mestrinho, Diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Médica Brasileira (AMB), Orlando Bindá dos Santos, representante da Associação de Mototaxistas do Amazonas, José Teles, Presidente da associação de Medicina Intensiva (AMIB), Gisele Flores, do SobreMotos e Maria Cristina AA Hoffman, coordenadora geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran.

Estiveram também no evento sindicatos de motofrete de vários estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerias, Espírito Santo, Goiás, Cuiabá, Santa Catarina, Bahia, Ceará entre outros.

Fonte: SindimotoSP"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.