Seminário Interestadual de Técnicos de Segurança do Trabalho em Curitiba

05/06/2012

04/06/2012

O 1º Seminário Interestadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho reuniu mais de 500 profissionais da área, dia 1º de junho em Curitiba (PR). O encontro foi promovido pelo SINTESPAR-Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná, com apoio da UGT-PARANA e teve a participação de representantes de sindicatos dos técnicos de segurança do trabalho de São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Amazonas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia e Acre.

Durante o seminário os participantes puderam acompanhar palestras e debates sobre diversas questões que envolvem a profissão dos técnicos de segurança do trabalho, tais como controle do exercício profissional dos TSTs
convenções coletivas de trabalho voltadas aos TSTs
e conhecer mais profundamente as ações do governo federal: PNSST e PLANSAT (Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho).

Para o chefe do escritório paranaense da FUNDACENTRO-Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Saúde e Segurança no Trabalho, Adir de Souza, esse seminário conseguiu abordar temas muito importantes para a categoria, como o PNSST e PLANSAT. É de fundamental importância a participação da FUNDACENTRO nesse seminário tripartite, onde os profissionais de segurança do trabalho puderam acompanhar a posição do Ministério Público do Trabalho, as entidades de classe e empresas do setor", disse Adir de Souza.

O presidente em exercício do SINTESPAR, João Carlos Fassina, destacou os debates voltados à valorização dos TSTs e a organização sindical dos profissionais de segurança do trabalho. "Temos de debater a organização dos técnicos de segurança do trabalho em sindicatos, conselhos profissionais, federações e confederações. À cada ano vem crescendo o número de formandos na área e é preciso a criação de organismos que regulem a atuação dos TSTs , com a garantia de remuneração adequada e reconhecimento profissional".

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi prestigiou a abertura do encontro e ao lado do chefe da FUNDACENTRO no Paraná, parabenizou a iniciativa do SINTESPAR e de todos os os sindicatos e organismos envolvidos na realização desse seminário interestadual.

Fonte: UGT Paraná"