Sindicalistas apresentam ao Governo proposta de isenção de IR na PLR

31/05/2012

A UGT e as demais centrais sindicais rejeitaram proposta feita pelo governo nesta quinta-feira (31) de isentar de imposto de renda a PLR. O Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado, participou da reunião junto com os demais dirigentes sindicais e afirmou que a proposta apresentada pelo Governo não atende aos interesses da classe trabalhadora, no entanto considerou positivo o fato do ministro Gilberto Carvalho e de Nélson Barbosa, Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, receberem a proposta dos trabalhadores garantindo que o Governo irá estudar, junto com a área econômica, sua aplicação. Uma nova reunião foi marcada para o dia 11 de junho, com a participação da área econômica do Governo e dirigentes das centrais sindicais.
De acordo com Pegado, a proposta apresentada pelas centrais sindicais é progressiva e isenta de IR o trabalhador que recebe PLR até R$ 10 mil: de R$ 10.001,00 até R$ 15 mil 7,5%
de R$15.001.00 a R$ 20,250,00 15%
de R$ 20.251,00 a R$ 25.321,50, 22,5% e acima desse valor 27,5% . Os sindicalistas também querem que a tabela apresentada passe a valer já em 2012, pois ao desonerar o trabalhador o dinheiro que deixa de ir para tributação vai para o consumo o que é muito importante, principalmente agora que que os economistas sinalizam que a economia brasileira caminha para o desaquecimento. Dinheiro no consumo é mais emprego e garantia da manutenção dos postos de trabalho é disso que estamos precisando no momento", disse Pegado."