UGT participa de homenagem aos profissionais da saúde na ALESP

21/05/2012

Na última sexta-feira (18), o secretário de Gestão Pública do Estado e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT),Davi Zaia, juntamente com o secretário geral da Central, Canindé Pegado,estiveram na Assembleia Legislativa de São Paulo onde aconteceu uma sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Profissional da Saúde, comemorado em 12 de Maio.

Segundo Pegado é importante à realização desta homenagem que reconheceu o esforço de cada profissional que vive o dia-a-dia das instituições de saúde no Estado de São Paulo. O dirigente ressaltou que na UGT,os trabalhadores e trabalhadoras da categoria encontraram uma ferramenta de luta em prol das bandeiras por melhores condições laborais. É inadmissível que profissionais com tamanha importância para a sociedade e que cuidam,fundamentalmente, da saúde e bem estar da população, possam trabalhar, muitas vezes em condições desumanas. Cumprindo jornadas de trabalho excessivas e tendo, por exemplo, a responsabilidade de manusear instrumentos perfuro cortantes.Isso, por exemplo, aumenta o risco de infecção por parte desses profissionais",explica o sindicalista.

Em seu discurso, Davi Zaia, enalteceu as bandeiras de luta da categoria, como a campanha pela jornada de 30 horas semanais, e lembrou que na sociedade atual,os profissionais da saúde e educação são categorias que realizam papeis fundamentais para a população. "É importante homenagear os profissionais da saúde que deveriam ter bons salários, jornada de trabalho decente e dignidade laboral, pois essas ações valem vidas", diz.

O evento, que reuniu cerca de 700 trabalhadores e trabalhadoras de diversas regiões do estado, contou com a presença do deputado federal, Marco Aurélio Ubiali, autor do projeto que tramita no Congresso, instituindo o Dia Nacional do Profissional da Saúde
o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz
a cantora e deputada estadual Lecy Brandão
a deputada estadual Maria Lucia Amary, além de Rafael Silva,deputado estadual e autor do projeto de lei que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde entre outros.

"Fazer a homenagem é uma forma de obter os olhares da sociedade para a responsabilidade e ética que estes profissionais têm para com a saúde da população e homenageá-los é reconhecer esta dedicação", pontuou o deputado Rafael Silva.

No final do evento 13 trabalhadores das áreas de enfermagem,administração e apoio representaram toda a categoria e foram agraciados com o recebimento de um troféu.

Por Fábio Ramalho - redação da UGT com informaçõesde agências"