Kassab visita Siemaco no dia do Gari

16/05/2012

O prefeito Gilberto Kassab visitou a sede do Siemaco, entidade sindical filiada a União Geral dos Trabalhadores - UGT na quarta-feira, 16 de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador em Limpeza Urbana. Acompanhado dos secretários Dráusio Barreto (Serviços) e Ronaldo Camargo (Subprefeituras), do presidente da Amlurb, Márcio Matheus e do Subprefeito Sé, Cel. Nevoral Alves Bucheroni, Gilberto Kassab foi recebido pelo presidente do sindicato, Moacyr Pereira. Também estiveram presentes ao evento o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, e o vice Enilson Simões de Moura, o Alemão.

Na ocasião, Moacyr Pereira entregou ao prefeito Kassab um documento com Propostas para a Limpeza Urbana na Cidade de São Paulo, que contempla, entre outras ações, uma campanha publicitária visando mudar os hábitos da população que joga lixo nas ruas.

O documento é fruto de um amplo estudo encomendado pelo Siemaco a partir da pesquisa realizada pelo Dieese, que deu origem ao trabalho Perfil dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo. A pesquisa mostrou não apenas a cruel marginalização sofrida pelos trabalhadores da limpeza urbana e a falta de reconhecimento por esse trabalho essencial, como também o descaso e o mau comportamento ostensivo da população com relação ao lixo que produz. "Vamos aproveitar os grandes eventos de projeção mundial como a Copa das Confederações, no ano que vem
a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para criar campanhas que mobilizem os habitantes das grandes cidades para mudar a atitude em relação à limpeza urbana", disse Moacyr Pereira.

Esse tipo de iniciativa deu certo nas Olimpíadas no Japão e na China, que antes eram cidades que enfrentavam problemas com excesso de lixo descartado nas ruas e avenidas e que depois se tornaram cidades exemplarmente limpas. Para tanto, o Siemaco propõe três estratégias: Campanhas Publicitárias, Educação nas Escolas e intensificação da fiscalização, utilizando-se os trabalhadores como agentes fiscalizadores. As propostas elaboradas tomaram como o exemplo as iniciativas de sucesso de países que realizaram competições internacionais e que também já conviveram com sérios problemas relacionados ao lixo.

O prefeito Gilberto Kassab encaminhou imediatamente o documento apresentado pelo Siemaco para os seus secretários presentes e se comprometeu a dar encaminhamento às sugestões apresentadas por Moacyr Pereira, em nome da entidade. "Vamos aproveitar a enorme experiência de uma categoria que é linha de frente na limpeza de São Paulo", afirmou Gilberto Kassab.

Além da entrega do documento, foi prestada uma homenagem especial aos trabalhadores da limpeza urbana, que na ocasião estiveram representados por companheiros das empresas responsáveis pela coleta e pela varrição na cidade de São Paulo."