UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

1ª Passeata Paulista da Saúde reúne 300 pessoas em Campinas


16/05/2012

16/05/2012


No Dia Estadual do Profissional da Saúde, comemorado em 12 de maio, cerca de 300 pessoas participaram, em Campinas, da 1ª Passeata Paulista da Saúde.

O objetivo foi chamar a atenção da população e dos empresários da saúde quanto a importância dos profissionais da área para a sociedade e reivindicar melhores salários eondições de trabalho.

A ação foi promovida pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e Sinsaúde Campinas e Região, filiado à União Geral dos Trabalhadores - UGT. A passeata aconteceu simultaneamente em 31 cidades do Estado, das quais 19 integram a base do Sindicato.

Neste dia, todos se concentraram em frente à sede do Sindicato, no Largo do Pará, e em seguida percorreram as ruas Barão de Jaguara, Conceição e na Catedral Metropolitana de Campinas, os trabalhadores repetiram um gesto feito há 25 anos na maior greve realizada na cidade, de abraçar" com mãos dadas a igreja central. "Naquele ano, lutávamos contra a jornada de trabalho de 14 horas por dia e pelo aumento do salário mínimo. Hoje, a situação é a mesma. Os profissionais têm que fazer jornada dupla para ter uma certa condição de vida. A população sadia tem que ter conhecimento desta realidade", disse o presidente da Federação e do Sinsaúde, Edison Laércio de Oliveira.

Para a vice-presidente do Sinsaúde, Leide Mengatti, a ação foi muito importante para que a sociedade se sensibilizasse pela causa. " Tendo em vista as condições de trabalho que estes profissionais têm e os baixos salários que recebem, a ação contribuiu ativamente para expôr a realidade da saúde na região que precisa de mais atenção, principalmente os trabalhadores, pois tanto quem cuida quanto quem é cuidado merece um atendimento digno e de qualidade",ressaltou Mengatti.

O técnico de enfermagem da Beneficência Portuguesa, Marco Antônio de Souza, deu sua opinião sobre as mudanças que a categoria precisa. "Quem trabalha na saúde é porque gosta, mas em compensação é muito cansativo. Em geral, enfrentamos dupla jornada de trabalho, que não só prejudica a nossa qualidade de vida quanto a nossa vida pessoal. Os baixos salários, que não condizem com a nossa responsabilidade, nos obrigam a enfrentar dois empregos. Por este motivo participo desta luta pela valorização profissional e consequentemente por um salário mais digno, que nos permita ter uma condição de vida melhor. Também é necessário que se aprove o projeto 30 horas, mas de nada adianta vigorar uma lei como esta se não houver um piso decente, assim a situação continuará a mesma e em vez de dois trabalhos os profissionais vão ter três empregos para complementar a renda familiar", acredita Marco Antônio.

Ainda participaram da Passeata toda a diretoria do Sinsaúde e também autoridades de Campinas.

O encerramento aconteceu no Largo do Pará com o show de Sandro Saga. Além de Campinas, a passeata ocorreu nas cidades de Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, Marília, Garça, Itapira, Itu, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu e Tupã. A mobilização também aconteceu nas bases dos municípios de Santos, Franca, São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Jau, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Rio Claro e Presidente Prudente.

Fonte:Assessoria de imprensa Sinsaúde Campinas
Fotos: Ari Ferreira"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.