UGT comemora o Dia do trabalhador com festa e sorteio de brindes em Manaus

08/05/2012

07/05/2012

Cerca de duas mil pessoas participaram das comemorações pela passagem do dia 1 de maio em Manaus. O evento foi organizado pelas centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores - UGT e pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST. Aconteceu na noite do dia 30 de abril, na principal avenida do centro histórico da cidade a Eduardo Ribeiro. Por lá trabalhadores de diversas categorias aproveitaram o clima de festa para dançar e extravasar a alegria. As bandas Os Especias e Badauera, foram as atrações musicais.

O sorteio de brindes foi um dos pontos altos do evento, ao todo foram sorteados dezessete prêmios. As pessoas participaram da premiação após o preenchimento de um cupom e no palco os dirigentes das duas centrais sindicais realizaram o sorteio. Os prêmios mais valiosos foram 2 tv's de 32 polegadas e 2 geladeiras.

O primeiro a falar foi o Secretario Geral da UGT-AM, Antonio Mardonio que disse aos presentes que a UGT-AM vai se empenhar pela luta do piso estadual e que para isso precisa do apoio de toda a classe trabalhadora Amazonense. Disse ainda que atualmente apenas a UGT-AM e a NCST estão nas ruas mobilizando e apoiando a luta dos trabalhadores.

O superintendente regional do Trabalho no Amazonas, Dermilson Chagas, prestigiou a festa e destacou os avanços alcançados pelos trabalhadores nos últimos anos, principalmente quanto a valorização do salário mínimo, a redução da escravidão no trabalho nos campos, e o ganho real alcançando nas datas bases das categorias, citou como exemplo bancários e rodoviários. Dermilson, alertou também quanto aqueles patrões que tentam extirpar o direito do trabalhador. Os comerciários, são uma dessas categorias com a não inclusão de horas extras e de comissões no contra cheque. O superintendente prometeu intensificar as fiscalizações nos setores onde os direitos trabalhistas não são cumpridos.

O presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST, destacou o empenho das duas centrais sindicais em realizar a festa pelo dia do trabalhador na área central de Manaus. Segundo Osmet Duk Filho, alguns órgãos públicos, colocaram dificuldades na liberação do local, e que a autorização só foi conseguida um dia antes do evento. Para Osmet, essa talvez tenha sido a razão do público não ter sido maior. Osmet falou também dos descumprimentos das leis trabalhistas por alguns patrões e Sindicatos patronais. O comércio segundo ele, é um desses setores e espera que a delegacia regional do trabalho fiscalize e aplique as penalidades da lei à esses patrões.

Já para o presidente da UGT-AM - União Geral dos trabalhadores do Amazonas, além desses descumprimentos de acordos coletivos, as centrais sindicais devem intensificar a luta junto ao Congresso Nacional pela redução da jornada semanal de trabalho, de 44 para 40 horas, pelo fim do fator previdenciário e a busca constante pelo ganho real nas negociações coletivas. Berg finalizou dizendo que mesmo com as dificuldades, o mais importante é que o trabalhador teve sua festa é que alguns avanços como o salário e a elevação do poder de compra devem ser comemorados na passagem pelo dia do trabalhador.

Fonte: UGT Amazonas