Festa do trabalhador no Sambódromo do Rio de Janeiro

08/05/2012

07/05/2012
Festa reúne mais de 30 mil trabalhadores no Sambódromo do Rio. Motos e carros sorteados saem para trabalhadores da Baixada Fluminense e Zona Norte da Cidade. Shows agitaram a tarde chuvosa que teve ainda sorteio de dois carros.
Não queria que meu filho fosse à festa, mas ele insistiu tanto que acabou indo. Pedi a Deus e a Santo Expedito que o acompanhasse e protegesse". Este foi o depoimento emocionado de Edméia Lobão de Oliveira, mãe de Júlio Cesar Lobão de Oliveira, 47 anos, ganhador da primeira moto sorteada na Festa do Trabalhador promovida pelas centrais sindicais na Apoteose, no Sambódromo do Rio de Janeiro.
A reza foi mesmo forte porque Júlio esperou a chuva passar, chegou duas horas após o início da festa e, 40 minutos depois, foi sorteado. "Foi mesmo muita sorte. Um dia de benção que continuo agradecendo a Deus", desabafou o ganhador. Além dele, os outros seis ganhadores das motos e dos carros são moradores da Baixada Fluminense e da Zona Norte da Cidade. Dentre eles, apenas uma mulher: Débora Rodrigues, de 16 anos. "Ainda não caiu a ficha", disse ela nervosa e trêmula.
O mau tempo não impediu que as cerca de 30 mil pessoas curtissem, até às 23h, os shows de artistas consagrados como Naldo, Preta Gil, Arlindo Cruz, Molejo e a cantora gospel Mariana Valadão.
"O Rio de Janeiro fez a segunda maior festa do Brasil, com shows de primeira qualidade e a organização impecável da rádio FM O Dia. Não fosse a chuva, com certeza, teríamos recebido mais de 50 mil trabalhadores", afirmou o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro (UGT-RJ), Nilson Duarte Costa.
Trabalho, saúde, educação e segurança foram questões abordadas pelo presidente da UGT-RJ que, ao final, parabenizou o recém-empossado ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, pelo cargo assumido. "Nossas boas vindas ao ministro, neto de um dos grandes políticos brasileiros que muito fizeram pelo trabalhador". Nilson agradeceu, ainda, o apoio da Prefeitura do Rio e da FM O Dia, bem como os diretores e funcionários da central que contribuíram para a organização do 1º de Maio.
Com discursos afinados quanto às bandeiras defendidas por melhores condições de trabalho (fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, entre outras), os sindicalistas da Força Sindical, Nova Central e CTB também fizeram saudações calorosas aos trabalhadores que foram lembrados, ainda, sobre o 28 de abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
Fonte: UGT Rio de Janeiro"