UGT faz manifestação contra juros dos cartões de crédito

07/05/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical que representa 7 milhões de trabalhadores em todo o País, dará início a uma campanha nacional contra os altos juros cobrados pelos cartões de crédito. O lançamento da campanha será nesta quarta-feira, dia 09/05, às 10h, com grande manifestação, reunindo mais de 2 mil trabalhadores, em frente à sede de uma das maiores operadoras de cartões de crédito, localizada na Av. Brigadeiro Faria Lima. 3.729, no Itaim Bibi, em São Paulo.

O objetivo da campanha é alertar a sociedade para os juros exorbitantes cobrados por essas empresas financeiras, às custas dos salários dos trabalhadores e motivar o governo a exercer pressão para que a queda dos juros atinja também as operadoras que administram os cartões de crédito.

Dados da Associação Nacional dos Executivos de Finança apontam que as empresas de cartões de crédito adotam taxas médias mensais no crédito rotativo de 10,69%, o que equivale a 238,3% ao ano, chegando em alguns casos a números estratosféricos de mais de 400% ao ano.

Para o presidente da UGT, Ricardo Patah, isso é um verdadeiro assalto praticado pelas operadoras de cartão contra o salário da classe média - pertencente à base da pirâmide de consumo -, constituída em boa parte de trabalhadores e aposentados, que recorrem ao cartão de crédito e acabam sendo massacrados pelas cobranças abusivas dos juros."

O assalto praticado pelos cartões de crédito contra os salários da classe média já foi denunciado pelo presidente da UGT, quando do seu pronunciamento no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 03/04/2012, durante lançamento da campanha do governo federal de estimulo à indústria com foco em incentivos à economia.

A UGT vê como saudável a concorrência bancária na oferta de menores juros e entende que essa medida deve se estender também aos juros cobrados pelos cartões de crédito, que vêm devastando o salário dos trabalhadores.

Durante a manifestação, desta quarta-feira, 09/05, está prevista a montagem de uma guilhotina simbolizando o drama dos consumidores endividados com os cartões de crédito.

Manifestação

DATA: 09/05/2012

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Av. Brigadeiro Faria Lima. 3.729, Itaim Bibi, São Paulo"