Mais de 30.000 trabalhadores na comemoração do Dia do Trabalho no litoral

02/05/2012

Mais de 30.000 trabalhadores e trabalhadores marcaram presença na 6ª Grande Festa do Trabalhador-1º de Maio Cidadão, promovido pela UGT-PARANÁ, em parceria com a prefeitura municipal de Paranaguá - PR. Essa festa, que se tornou tradição no litoral paranaense, comemora o Dia Internacional do Trabalho e tem a participação da prefeitura municipal de Paranaguá, por meio das secretarias do Trabalho e Emprego, da Cultura, Saúde, da UGT-PARAN e da UGT-LITORAL.

A UGT-PARANÁ, por meio da nossa regional litoral, faz questão de realizar a grande festa dos trabalhadores em Paranaguá. Essa cidade é um dos berços da criação e desenvolvimento de nosso Estado e devemos sempre lembrar dessa importância econômica e cultural para o Paraná", destacou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.

Durante todo dia uma diversificada programação foi acompanhada de perto pela população do litoral, que marcou presença e participou ativamente de diversos eventos: café colonial, corrida rústica, missa campal, serviços comunitários, shows musicais e sorteio de prêmios.

Ao participar da abertura, o presidente da Regional Litoral da UGT-PARANÁ, Jaime Ferreira dos Santos destacou o papel das mulheres no mercado de trabalho e a responsabilidade sindical em promover o equilíbrio e igualdade de salários entre os gêneros. "É inadmissível que as mulheres ocupem os mesmos postos produtivos que nós homens e ganhem menos. O crescimento do mercado de trabalho dinamizou as relações da força da mulher. E a UGT prega em todos os momentos condições dignas e justas para as mulheres, sem discriminação sexual e com ganhos salariais iguais", disse Jaime Ferreira.

O diretor do sindicato dos aposentados da UGT-PARANÁ e um dos organizadores do evento, Walter Cézar dos Santos enalteceu a presença maciça dos atletas na 11ª Corrida Rústica do Trabalhad or. "Essa corrida já faz parte do calendário da cidade e a cada ano um número expressivo de competidores vem participar desse importante evento esportivo do litoral paranaense". Após a chegada dos atletas, uma missa campal, celebrada pelo padre Sérgio Campos, do Santuário de Nossa Senhora do Rocio (padroeira do Paraná), emocionou os fiéis que acompanharam as bênçãos dedicadas aos trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo.

A exemplo dos anos anteriores, a prefeitura de Paranaguá, por meio das suas secretarias disponibilizou serviços à comunidade. As técnicas em enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde chegaram a verificar a pressão de mais de 3.000 pessoas e distribuíram cerca de 3.500 preservativos e kits de cartilhas sobre doenças sexuais.

Até o final da festa foram sorteados mais de 150 prêmios dentre os quais 4 motos, sendo uma delas doada pela UGT-PARANÁ. Ao encerrar as comemorações o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Ubirajara Maristany, e o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi agradeceram a presença da população que mais uma vez prestigiou essa grande festa dos trabalhadores paranaenses.

"No Paraná a UGT é a maior central sindical com uma participação expressiva dos sindicatos do litoral paranaense das mais diversas categorias profissionais. No Brasil, segundos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, A UGT é a central sindical que mais c resceu em 2011. Devemos esse crescimento estadual e nacional ao trabalho incansável de todos os companheiros e companheiras que compõem a direção da UGT. Temos a certeza de que cada cidadão aqui presente voltará para sua casa com o sentimento de ter vivenciado com alegria mais esse importante dia para a classe trabalhadora, e principalmente renovados com os ideais de igualdade e de luta por condições dignas de vida para todos", disse o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi. O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Ubirajara Maristany fez questão de agradecer a todos os servidores da sua pasta que trabalharam para o sucesso de toda programação do 1º de Maio Cidadão. "Para nós, trabalharmos nesse dia, dedicando esforços objetivando que tudo ocorra dentro do programado é um prazer e uma grande satisfação", disse Maristany, ao nominar os colaboradores da Secretaria.

O prefeito José Baka Filho lembrou da importância da data e da luta iniciada em 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. "A população de Paranaguá está de parabéns pelo espírito de luta e não poderia deixar de agradecer a todos os trabalhadores e trabalhadoras pelo apoio à nossa administração nesses quase oito anos de mandato. Meu muito obrigado de todo coração", disse o prefeito Baka.

Ao final da noite a dupla Álvaro e Daniel encerrou as festividades com um show ao som de sucessos nacionais.

Fonte: UGT-Paraná"