UGT garante participação na feira Reatech

24/04/2012

23/04/2012

A União Geral dos trabalhadores (UGT) participou, do dia 12 a 15 de abril, da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech).O evento, que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, está na sua XI Edição e apresentou as tendências mundiais em tecnologia para as pessoas com qualquer tipo deficiência ou mobilidade reduzida.

Cercade 2 mil pessoas passaram pelo estande da entidade conjunta com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que há 5 anos contribui para disseminar informações,com distribuição gratuita de jornais, marcadores de livros (com alfabeto e números em Libra e Braille) e cartilha ilustrada 'Conviva com a Diferença',entre outras ações.

A UGT e o Sindicato dos Comerciários realizam um importante trabalho de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e segundo Cleonice Caetano, diretora, responsável pela Secretaria de Diversidade dos Comerciários, apesar da Lei nº 8.213, que prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho estar completando 21 anos este ano, ela não é totalmente cumprida. As empresas já têm consciência. Porém, continuam dizendo que têm dificuldade de se encontrar deficientes para o mercado de trabalho.É preciso respeitar a deficiência de cada um, adequando o posto de trabalho às suas necessidades, possibilitando que a pessoa desenvolva suas potencialidades,e é isso que estamos trabalhando junto ao empresariado", explica a dirigente.

Segundo Silvana Mesquita, secretária de Assuntos da Acessibilidade da UGT, a feira é um evento importante, pois amplia a oportunidade e aumenta o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às tendências tecnológicas do mercado para o setor. Contudo é preciso avançar também na luta pela ampliação de mobilidade urbana, pois não adianta termos equipamentos de última geração se as calçadas estão em péssimas condições, os meios-fios não são adequados, o asfalto está esburacado ou no transporte público os veículos adaptados são insuficientes", explica a sindicalista que também é vereadora pela cidade de Guarulhos, na grande São Paulo."