Centrais sindicais e governo fecham acordo em# 10,32% para o reajuste do Piso Mínimo Regional

12/04/2012

O Conselho Estadual do Trabalho, formado por representantes dos trabalhadores, do governo e empresários, chegou a um consenso quanto ao reajuste para o Piso Mínimo Regional. Mesmo sem a presença dos patrões, a proposta de 10,32% foi aprovada na tarde dessa quarta-feira, (12/04).

A fórmula que fixa os valores para esse ano não seguiu o que havia sido acordado em 2011. Se os empresários cumprissem com o acordo, o reajuste chegaria à ordem de 14,12%. Entretanto, o não comparecimento da classe patronal à reunião que definiu o reajuste para 2012 levou as centrais sindicais, dentre elas a UGT-PARANÁ, e o governo do Estado do Paraná a comporem uma proposta diferenciada.

O índice aprovado de 10,32% representa 5,1% de aumento real, mais a inflação no período. O secretário de estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, se comprometeu a defender para o reajuste do ano que vem, no mínimo, os mesmos 5,1% de aumento real a ser aplicado neste ano, mais a inflação que vai se acumular no período. A intenção é manter o Piso Mín imo Regional com a valorização de 30% sobre o salário mínimo nacional.

Para a secretária-geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire. este índice não é o que a UGT-PARANÁ defendia, mas chegamos a esse acordo frente ao compromisso do governador Beto Richa (PSDB) em apresentar nossa pauta de reivindicações quanto a valorização do Piso Mínimo Regional. Vamos continuar discutindo as questões que envolvem a política de valorização do salário mínimo regional e a obrigatoriedade desse piso ser aplicado a todas as categorias de trabalhadores contratados diretamente ou por meio de licitações através de empresas terceirizadas e prestad oras de serviços ao governo do Estado do Paraná."

A proposta aprovada pelas centrais e representantes do governo vai ser apresentada ao governador Beto Richa que deverá encaminhar o projeto à Assembleia Legislativa para aprovação.

Para Elizabete Madrona, secretária da Mulher da UGT-PARANÁ e representante da central nas discussões do novo piso, será de fundamental importância a participação dos dirigentes sindicais junto aos deputados estaduais, pois os patrões vão usar seu poder de convencimento para que os percentuais aprovados pelo conselho e pelas centrais, sejam reduzidos

"Independente de qual central sindical estejamos filiados, chegou a hora de mostrarmos nossa união, pois o setor patronal já demonstrou indisposição em não aceitar os anseios da classe trabalhadora", disse Madrona.

Após aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Beto Richa, o novo Piso Mínimo Regional passa a vigorar a partir do dia 1º de maio de 2012.

Diretamente devem ser beneficiados cerca de 400 mil trabalhadores com carteira de trabalho assinada, servindo de base de negociação para diversas categorias profissionais.

Veja abaixo como devem ficar os novos valores:

Grupo I - R$ 783,20

( Formado por trabalhadores na agricultura)

Grupo II - R$ 811,80

(São enquadrados os antigos grupos 2, 3 e 4, trabalhadores em serviços administrativos, domésticos e gerais, vendedores e trabalhadores de reparação)

Grupo III - R$ 842,20

(Trabalhadores na produção de bens e serviços industriais)Grupo IV - R$ 904,20

(Composto por técnicos de nível médio)

Fonte: UGT Paraná"