Presidente da Fiesp participa de ciclo de palestras na sede da UGT

02/04/2012

Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e (Ciesp), respectivamente, esteve na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), na tarde desta segunda-feira (02),em São Paulo, para participar do ciclo de palestras Os Aspectos da Conjuntura Brasileira", onde foi feita uma profunda reflexão sobre o cenário político nacional.

Com auditório lotado por militantes ugetistas, políticos e sindicalistas de diversas entidades ligadas a Central, Paulo Skaf ministrou uma palestra em que falou de saúde, transporte público, geração de renda e empregos para a população.

Skaf iniciou sua palestra defendendo, veementemente, a educação como combustível fundamental para o desenvolvimento do país, buscando o fortalecimento de um sistema educacional decente, em que professores bem remunerados podem ensinar e os alunos que, com instituições de ensino dignas, podem aprender as lições de seus mestres. "Estudei em período integral e, nos cinco anos que estou na Federação das Indústrias consegui implantar esse método no SENAI e SESI, pois sem formação educacional e qualificação profissional não há desenvolvimento no país", explica Skaf.

Outro ponto bastante abordado pelo presidente da Fiesp foi em relação às altas taxas de juros praticadas no país e a guerra cambial, que ao longo dos anos vem pesando e tirando a competitividade dos produtos industrializados do Brasil, comparados aos fabricado em outro país.

"Um dia falaram que o Brasil é o país do futuro, mas esse tempo chega e passa há décadas. Não se pode deixar as oportunidades passarem, como já vem acontecendo, pois estamos vivendo um processo de desindustrialização, o que está tirando milhares de empregos. Só com a união entre as entidades patronais e de trabalhadores, como já esta sendo feito, poderemos enfrentar esta situação", ressaltou Paulo Skaf onde enfatizou a realização do Grito de Alerta, ato conjunto entre as centrais sindicais e patronais pelo fortalecimento das indústrias brasileiras, que acontecerá dia 04 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O presidente citou como principal vilão que "rouba" a competitividade dos produtos brasileiros, o elevado custo da produção no país, pois tudo influencia para esse quadro, desde o transporte que é realizado em estradas com péssimas condições, o custo caríssimo do gás, a energia elétrica que tem um valor altivo, dentre outros fatores.

Energia a preço justo

A campanha da Fiesp que busca lutar contra a renovação, sem licitação, das concessões das empresas de energia elétrica que estão vencendo até 2015, foi um tema bastante comentado e aclamado pelo público presente.

"Daqui três anos vencem concessões que perduram há mais de50 anos e que na época da construção das hidrelétricas inseriram nas contas de luz uma taxa de retorno de capital investido, contudo esse investimento já foi pago em 1995, quando venceu o período de concessão e prorrogaram por mais 20 anos. Ou seja, já estamos pagando duas vezes a construção de uma usina", conclui Skaf.

As palestras

O ciclo de palestras promovidas pela UGT "Os Aspectos da Conjuntura Brasileira" busca, por meio da participação das principais figuras do cenário político nacional, debater e discutir sobre os desafios para que o Brasil continue trilhando o cominho do desenvolvimento, com justiça social e melhor distribuição de renda.

Já participaram do evento o ex-governador José Serra e o ex-ministro José Dirceu.

Por Fábio Ramalho - Redação UGT
Fotos: FH Mendes"