UGT cria instituto de estudos e pesquisas durante 14ª Plenária

27/03/2012

Na 14ª Plenária da Executiva Nacional da UGT, foi ratificada a criação do Instituto de Altos Estudos da UGT. A entidade tem por objetivo apoiar tecnicamente a UGT e fortalecer as ações realizadas pelas secretarias operacionais, além de buscar estruturação para ampliação das lutas da central em prol da melhoria da qualidade de vida classe trabalhadora.

Por ser uma organização voltada para a produção de conhecimento e reflexão sobre a defesa dos interesses da classe trabalhadora, o Instituto lutará pelo avanço na construção de politicas públicas voltadas para a população, além de aumentar a apresentação de projetos que visem o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, com melhor distribuição de renda, geração de emprego, erradicação da miséria, trabalho decente, jornada digna de trabalho, dentre outras bandeiras defendidas pela UGT.

O instituto terá abrangência nacional e se consolida como um importante instrumento na luta ugetista por um Brasil mais justo e igualitário.

Neste sentido o Instituto da UGT surge com as seguintes ideias:

O desenvolvimento é resultado do trabalho;

A democracia é um fim e valor universal, não podendo ser subordinado a outros objetivos e finalidades;

A finalidade maior do crescimento econômico é elevar o bem-estar social e garantir as liberdades civis;

Os trabalhadores e trabalhadoras devem participar ativamente na definição dos rumos da nação;

O estado deve refletir os debates, ideias e projetos que se formam na esfera pública e conferir espaço e voz para uma cidadania ativa.

Objetivos específicos

Mediar a relação entre a sociedade civil e governo;

Atuar como uma organização independente de partidos nos debates em torno das políticas públicas;

Identificar, articular e avaliar questões de políticas públicas propostas e programas;

Transformar ideias e problemas emergentes em políticas públicas;

Interpretar questões, eventos e políticas para facilitar o entendimento dos segmentos organizados dos trabalhadores e da sociedade civil geral;

Fornecer um fórum construtivo para trocar ideias e informações entre atores chave no processo de formulação de políticas públicas;

Construir um espaço de capacitação das lideranças sindicais e dos trabalhadores em geral;

Garantir uma participação positiva da UGT em todos os conselhos e comissões que tenha poder de voto;

Fortalecer a representatividade da UGT no protagonismo das ações do mundo do trabalho e na sociedade;

Garantir à UGT uma ação proativa e positiva nos organismos internacionais.

por Fábio Ramalho - Plenária UGT

Fotos: FH Mendes