Agentes penitenciários deflagram greve no Piauí

22/03/2012

Em luta por melhores condições laborais, trabalhadores e trabalhadoras do sistema penitenciário do Piauí, depois de paralisarem suas atividades por 48 horas, como forma de advertência, decidiram iniciar, a partir desta quinta-feira (22), uma greve geral por tempo indeterminado.

Segundo Wellington Rodrigues, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Piauí (Sinpoljuspi), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), é impossível a categoria continuar trabalhando de forma insalubre e em péssimas condições como vem acontecendo atualmente. Lutamos pela melhoria nas condições trabalhistas no sistema penitenciário do estado, que hoje é horrível, desumano e irresponsável, além de exigirmos que o governo cumpra, na íntegra, o acordo que havia firmado com a categoria em 2011", explica o sindicalista.

A realidade encontrada nos presídios do estado passa pela superlotação e pela falta de funcionários, o que põe em risco a integridade física dos agentes. "Na penitenciária de Picos, por exemplo, é comum que no plantão dois ou três agentes trabalhem para uma população carcerária de 300 presos", diz Wellington.

A categoria reivindica também o aumento do tíquete refeição e a contratação, urgente, de 106 candidatos aprovados no concurso realizado em 2009, mas que até o momento não assumiram suas funções.

Por Fábio Ramalho - Redação UGT"