UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Estudo do Sindeepres apresenta a rotatividade dos trabalhadores terceirizados


14/03/2012

14/03/2012

Na segunda-feira, dia 5 de março, o Sindeepres e o professor Marcio Pochmann apresentaram mais um estudo inédito: Sindeepres, a dinâmica das contratações no trabalho terceirizado.

O estudo mostra que o avanço das ocupações terceirizadas constitui cada vez mais um novo eixo estruturador do funcionamento do mercado de trabalho brasileiro. Seu desempenho quantitativo se apresenta inconteste nas duas últimas décadas, com expansão para além das chamadas atividades-meio dos empregos gerados no interior das empresas públicas e privadas.

O sindicato abriu sua base de dados para que se conhecesse, entre outros dados, as taxas de rotatividade do empregado formal terceirizado e não terceirizado (São Paulo)
a composição das demissões e das empresas que desligaram trabalhadores (Brasil-2009)
a evolução da composição dos estabelecimentos segundo movimentação de mão de obra no Brasil
a evolução da taxa de rotatividade anual no emprego formal terceirizado (São Paulo)
e a evolução da taxa de rotatividade no emprego formal terceirizado segundo escolaridade (São Paulo).

O resultado foi a pesquisa Sindeepres A Dinâmica das Contratações no Trabalho Terceirizado. Nela, a primeira parte há uma descrição geral da flexibilização quantitativa na terceirização
a segunda parte trata da situação da readmissão do trabalhador na terceirização
e, por último, o estudo aborda a mobilidade do trabalhador na flexibilização dos contratos de terceirização de mão de obra.

A pesquisa Sindeepres A Dinâmica das Contratações no Trabalho Terceirizado é um instrumento para se conhecer melhor o avanço das ocupações terceirizadas no mercado de trabalho brasileiro. Utiliza como base um conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo a partir das informações geradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego - Relação Anual de Informações Sociais - e pelo Sindeepres, maior sindicato de trabalhadores terceirizados e temporários das Américas, que conta com 160 mil associados e representa mais de 700 mil trabalhadores na área de prestação de serviços de todo o estado de São Paulo.

Com a apresentação da pesquisa, o presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp Marcio Pochmann completa uma série de estudos sobre terceirização, que teve início em 2007 com seis importantes pesquisas sobre o setor: Sindeepres, a modalidade da empresarial na terceirização na mão de obra
Sindeepres, trajetórias da terceirização
Sindeepres, a transnacionalização da terceirização na contratação do trabalho
Sindeepres, a superterceirização dos contratos de trabalho
e Sindeepres, a sindicalização no emprego formal terceirizado no estado de São Paulo.

Acesse a pesquisa no site www.sindeepres.org.br no link Sala de Imprensa.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.