Empreiteiras e governo celebram Compromisso para# Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

01/03/2012

A União Geral dos Trabalhadores - UGT, representada pelo presidente nacional da entidade Ricardo Patah, participou nessa quinta-feira (1) da cerimônia de assinatura do documento no qual, empreiteiras e governo celebram o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. A assinatura foi no Palácio do Planalto, às 10 horas e contou com a presença da presidenta Dilma Roussef.

Também foi assinado o decreto que cria a Mesa Nacional Permanente pra Melhorias das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que vai fiscalizar o cumprimento do compromisso.

O acordo foi elaborado em conjunto pelas Centrais, entidades empresariais e um grupo interministerial do governo. O trabalho começou em março de 2011. O objetivo é estabelecer regras e padrões nacionais para os salários e condições de trabalho, saúde e segurança dos operários da construção.

Avanços - Uma das conquistas prevê que as entidades sindicais terão livre acesso aos canteiros de obras e direito a representação sindical permanente nos locais de trabalho. Outra é o fim da contratação de trabalhadores através de gatos, intermediários que atraem trabalhadores para as obras sem garantias trabalhistas.

Vale lembrar que todo esse processo começou quando os trabalhadores nas obras do Maracanã decidiram cruzar os braços, exigindo melhores condições de trabalho e a UGT conduziu as negociações que acabou quando a empresa atendeu as reivindicações dos trabalhadores.