Ministro do trabalho atende UGT e inaugura #agência do Sine em Santo Antônio do Descoberto

29/02/2012

O Ministro do Trabalho, Paulo Roberto Santos Pinto, inaugurou em 14 de fevereiro, as novas instalações do Sistema Nacional de Empregos (Sine), que passa a atender os trabalhadores na quadra 74A centro de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás.
Para o secretario geral da UGT-DF e secretario de relações institucionais da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, Pastor Sebastião (Téo), o ministro é um amigo dos Trabalhadores. Paulo Roberto tem atendido as reivindicações de nossa cidade e da UGT, é uma satisfação para nós ter um novo espaço que garante mais acessibilidade aos trabalhadores".

O Sine é um programa do Governo Federal que disponibiliza intermediações de mão de obra, encaminhamento de vagas, orientação profissional, cursos profissionalizantes e postagem (entrada) no seguro desemprego. A implantação da agencia do Sine é uma parceria do Governo Federal, Governo Estadual e prefeitura municipal de Santo Antônio do Descoberto.

Segundo Téo, Santo Antônio do Descoberto foi o primeiro município visitado pelo Ministro do Trabalho que anunciou a instalação do sistema Mais Emprego. Este é um projeto que tem a proposta de integrar as políticas de emprego, trabalho e renda do Ministério com a sociedade, gerando uma base de dados única, que facilitará o acesso tanto do trabalhador quanto do empregador às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.

O Ministro anunciou a implantação do projeto "Pro Jovem Trabalhador" que é um programa com finalidade de ajudar jovens de baixa renda que estejam desempregados para que consigam entrar no mercado de trabalho. O programa é focado nos jovens de 18 a 29 anos com famílias que tenham renda por pessoa de até meio salário mínimo. Além dos cursos oferecidos pelo projeto o jovem receberá bolsa auxílio mensal de R$ 100,00 durante seis meses.

Na inauguração da agência, o secretario de cidadania e trabalho do Governo do Estado de Goiás, Deputado Estadual, Henrique Arantes, destacou a boa vontade que o município de Santo Antônio do Descoberto apresentou para que fosse possível a instalação do Sine. "É essa importante participação dos governos municipais que precisamos. A questão não é só apenas inaugurar, mais também que o Sine cumpra o seu papel aqui: ser responsável pela realização do sonho daqueles que lutam por trabalho mais digno", afirmou

O secretario disse ainda que atendeu solicitação do Presidente do Conselho Estadual do Trabalho de Goiás, o Sindicalista Sebastião Téo na doação de um carro novo para a agência do Sine, a implantação do programa Jovem cidadão (oferece aos estudantes do ensino médio da rede pública a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio deum estagio remunerado em empresas e na prefeitura municipal) e a vinda da unidade móvel do projeto balcão de direitos onde os moradores de Santo Antônio poderão emitir gratuitamente a documentação civil básica, além de usufruir de diversos outros serviços e atrações culturais.

Fonte: UGT-DF"