Deputado federal visita UGT-Pará para comunicar #sobre audiência pública do setor pesqueiro em Brasília

28/02/2012

O deputado federal Arnaldo Jordy visitou a União Geral dos Trabalhadores no Pará na segunda-feira,dia 27, oportunidade em que se reuniu com as colônias de pesca e com a diretoria da executiva estadual, tendo à frente o sindicalista Zé Francisco, presidente da UGT estadual paraense. Na oportunidade, o parlamentar lembrou de compromisso assumido na UGT, para com os pescadores, no sentido de levar os anseios da categoria até o Ministério da Pesca.

Segundo Arnaldo Jordy, em razão desse contato, foi marcada, para o próximo dia 6 de março, em Brasília, audiência pública, durante a qual vai ser debatido o novo Código Florestal, no quesito que trata dos manguezais. Na oportunidade, os pescadores paraenses manterão uma audiência com o ministro interino da pesca, Dirceu Lopes. Nesses eventos, pescadores de todo o País, especialmente do Estado do Pará, vão poder se informar e trocar experiências quanto às ações desenvolvidas, especialmente no sentido de implementação de políticas públicas voltadas para o setor, além do debate de questões como o seguro-defeso que, no Pará, teve problemas ao longo dos últimos anos, posto que pessoas não ligadas à categoria estavam recebendo o benefício que é concedido aos profissionais pescadores por ocasião em que ficam desempregados" em função da proibição do exercício da atividade por algum tempo, o da reprodução, que garante a preservação das espécies.

O presdidente da UGT-PA, Zé Francisco, depois da reunião com o parlamentar, disse ser importante a aproximação das diversas categorias profissionais ligadas à UGT com os políticos da terra e que tem sido de suma importância a parceria estabelecida com o deputado Arnaldo Jordy, que tem se mostrado bastante simpático às ações da Central, assim como acontece com outros parlamentares. Ele destacou, por fim, parceria da UGT e demais centrais sindicais com o governo estadual, sobretudo na questão da formulação de políticas públicas voltadas para a qualificação e requalificação profissional, a fim de garantir a absorção dos postos de trabalho gerados no Estado do Pará por profissionais paraenses, "uma luta de anos que é árdua, cheia de altos e baixos, mas que estamos avançando".

Por Roberto Barbosa (Ascom/UGT-Pará)"