UGT-PR busca parceria com Ministério Público do Trabalho

23/02/2012

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi e o Chefe da FUNDACENTRO no Paraná, Adir de Souza, fizeram uma visita ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Dr. Ricardo Bruel.

Além de convidarem a Procuradoria para participar do 2º Congresso Estadual da UGT-PARANÁ, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março em Curitiba, o presidente da UGT-PARANÁ iniciou uma consulta buscando entendimentos sobre um termo de compromisso em relação a contribuição assistencial, normas de segurança no trabalho e a devida aplicação do piso mínimo regional do Estado.

Paulo Rossi destaca que este termo, caso seja firmado, dará mais segurança jurídica às entidades filiadas. Sabemos que algumas entidades abusam das taxas cobradas dos trabalhadores, mas isso não é via de regra. O que precisamos é separar o joio do trigo", destacou Rossi. Para o chefe da FUNDACENTRO e diretor da UGT, Adir de Souza, o documento a ser trabalhado em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho, tratará também da aplicação das normas de segurança e saúde no trabalho. "Queremos estimular o debate entre as classes patronal e obreira sobre as normas de segurança vigentes e que precisam ser aplicadas nos locais de trabalho. Muitos dos acidentes que acontecem atualmente poderiam ser evitados, caso houvesse uma fiscalização maior por parte dos agentes envolvidos", destaca Adir.

Já o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Dr. Ricardo Bruel, disse ser muito bem-vinda a ideia da UGT-PARANÁ em procurar soluções para as melhorias da classe trabalhadora. "O Ministério Público do Trabalho no Paraná vê as entidades sindicais como parceiras e como instrumento de fiscalização dos direitos dos trabalhadores. Tudo o que puder ser feito para melhorar a relação entre capital e trabalho, terá o apoio desta Procuradoria", destacou o procurador-chefe.

Fonte: UGT Paraná"