Nota de apoio às centrais sindicais da Espanha e #contra a Reforma Trabalhista Injusta do Governo Espanhol

17/02/2012

A União Geral dos Trabalhadores - UGT Brasil, manifesta seu apoio às manifestações que se desenvolverão na Espanha, no domingo, 19 de fevereiro de 2012, organizadas pelas Centrais Sindicais Comisiones Obreras e UGT/Espanha, contra a reforma trabalhista que está sendo promovida pelo governo espanhol. Dita reforma subtrai os direitos mais básicos dos trabalhadores, reduzindo as prestações do seguro-desemprego, colocando limites aos acordos coletivos e facilitando a demissão injustificada, além de dar mais subsídios para os empresários para contratação de mão-de-obra.
É inadmissível também a medida que aumenta para um ano o período do contrato de experiência, o que certamente gerará uma prática de demissões sem pagamento de direitos em massa na Espanha. Dentre as medidas tomadas, está também a obrigatoriedade de que o trabalhador que recebe as prestações do seguro-desemprego realize trabalhos sociais", o que muda drasticamente a natureza do seguro, que de um direito do trabalhador, passa a ser uma espécie de bolsa-estágio, que o trabalhador deve pagar com trabalhos sociais, dificultando a busca por um novo posto de trabalho ou ainda a requalificação profissional.
Não é aceitável que os trabalhadores paguem a conta da crise iniciada pelos especuladores e grandes corporações multinacionais. Repudiamos veementemente as políticas adotadas em vários países da Europa, e também as adotadas pelo Conselho Europeu, que oprimem a classe trabalhadora, indo na contra-mão do que deve ser uma política de recuperação econômica dos países em crise.
Conclamamos aos governos de tais países que adotem medidas de proteção ao emprego, para que este seja o motor de um novo desenvolvimento, pautado pelos princípios da igualdade e da distribuição justa da renda e do lucro, que certamente trará maiores e melhores resultados do que os que se podem conseguir ajudando os desatadores da crise mundial.

Otton da Costa Mata Roma
Secretário de Relações Internacionais da UGT"