UGT Mulher participa em Brasilia da discussão para igualdade do trabalho doméstico

10/02/2012

Teve início, em 02 de fevereiro, o encontro do grupo de trabalho para discutir a ratificação 189, em Brasília. A primeira reunião da Comissão Tripartite sobre Trabalho Doméstico aconteceu na Esplanada dos Ministérios e contou com a participação da União Geral dos Trabalhadores (UGT) - que representou a categoria junto às demais centrais (CUT, NCST,FS) - e com a presença da base governista.

O Ministro interino do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto, a secretária de Relações do Trabalho, Zilmara David de Alencar, a secretária geral da república, Valéria Rezende de Oliveira e representantes da secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério da Previdência Social, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Confederações CNA, CNC,CNS, estão entre os componentes do grupo.

Na abertura, Paulo Roberto destacou a importância da criação deste grupo de trabalho rumo à ratificação da convenção 189. Esta categoria é importante e diferenciada devido à inviabilidade de fiscalizações nos domicílios", disse o ministro interino.

"É importante divulgar, promover e orientar esta categoria quanto aos seus direitos. É necessária a valorização do(a) trabalhador(a) doméstico(a) através de cursos de qualificação e relação pessoal, também com ações afirmativas através de políticas de incentivos com redução de tributos. Um exemplo é a convenção coletiva dos bancários que tem auxilio creche -babá", informa Adriane Moscardin, representante da Secretaria da Mulher da UGT.

Zilmara de Alencar ressaltou que temos uma dívida com esta categoria e o estado tem que agir. "Igualdade Já e Convenção 189 Ratificada Já!", ressaltou a secretária.

Metodologia de Trabalho:

Todas as reuniões acontecerão em Brasília
Analise dos artigos da convenção 189
Local a ser definido
Calendário da próxima reunião 14/02/2012 horário 15hs

Mariana Veltri, da redação da UGT com colaboração de Adriane Moscardin"