Coordenadora debate política sindical para trabalhadores do Cone Sul

07/02/2012

06/02/2012

Nesta segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu a Reunião Plenária da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) em sua sede, em São Paulo, para analisar proposta de plano de trabalho para 2012, e discutir questões relativas à cotização, estatuto e pessoa jurídica da Coordenadora, além de outros temas que fizeram parte da ordem do dia, como a questão dos chamados brasiguaios" e o conflito de terras na fronteira Brasil-Paraguai, o conflito entre Argentina e Inglaterra relativo às ilhas Malvinas e as medidas de combate à crise tomadas pelos países europeus, que são objeto de reprovação pela Confederação Européia de Sindicatos - CES.

A CCSCS avalia que, ao completar 26 anos de sua fundação, uma profunda revisão política e estratégica se faz necessária, para recolocar a CCSCS no papel de protagonista que a caracterizou por muitos anos no cenário da integração regional do Mercosul, com vistas ao novo processo que se desenha com a criação e consolidação da UNASUL. A Coordenadora também discutiu sua participação e articulação em temas como a Rio +20, que levanta questões ambientais e sobre o desenvolvimento sustentável da região.

São 13 as centrais sindicais integrantes da Coordenadora, que buscam neste espaço de articulação o caminho para um agir fortalecido do movimento sindical nos seus países, além do âmbito regional, onde se busca uma forte influência nas negociações do Acordo de Livre Comércio UE-Mercosul, a harmonização dos posicionamentos do movimento sindical no Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul (FCES) e o fortalecimento da dimensão Sociolaboral do Mercosul, para que esta não se dilua nos temas sociais e não tenha o devido tratamento que merece.

Nos dias 22 e 23 de março haverá novo encontro, quando serão discutidas as propostas de trabalho que estão sendo elaboradas, e decididos importantes aspectos do funcionamento e da estratégia de atuação da Coordenadora.

Entre as pautas a serem levantadas estão o debate em torno da Declaração Sociolaboral, a recuperação financeira, organização dos procedimentos jurídicos para a aquisição da personalidade jurídica e a atuação das centrais sindicais junto à CSA e aos Secretariados Profissionais Internacionais.

A reavaliação das quotas para o funcionamento da Secretaria Técnica da Coordenadora e a atualização das comissões temáticas também fazem parte do conjunto de medidas que se prevê adotar na próxima reunião.

O DIEESE apresentou também uma proposta para que os institutos de pesquisa e estatística das centrais sindicais da Coordenadora possam elaborar um trabalho conjunto de harmonização de dados e estudos conjuntos sobre a realidade laboral da região. Segundo o DIEESE, é necessário um levantamento da taxa de desemprego e condições de salários e emprego que possam ser comparáveis, além de debater também o trabalho terceirizado, rural e as políticas salariais dos países que compõem a CCSCS, para que os/as trabalhadores/as desses países possam exercer mais livremente suas atividades e tenham mais acesso ao mercado de trabalho.

Mariana Veltri, da redação da UGT"