Sindmotosp organiza ato em repúdio a contratação #de mão de obra barata e desqualificada

05/02/2012

03/02/2012
O Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, ciclista e Moto-Taxistas de São Paulo (Sindmotosp), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), promoverá no próximo dia 27, em São Paulo, um grande ato em defesa da categoria.
Depois de muitos anos de luta, o Sindmotosp conquistou um importante avanço ao regulamentar a profissão e exigir que as empresas contratantes respeitem o regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi estipulado um piso salarial da categoria, auxílio refeição, valor base de aluguel da moto e cesta básica.
O trabalho sobre duas rodas, que antes era uma ocupação sem qualquer tipo de regra e fiscalização, hoje determina qualificação profissional, por meio de um curso de 30 horas exigido pelo Conselho Nacional de Transito (Contran), e uma série de itens de segurança para que o condutor possa exercer seu ofício da melhor e mais segura forma.
Contudo algumas empresas continuam desrespeitando a categoria e continuam contratando pessoas sem qualificação e com as motos fora dos padrões exigidos para o exercício da profissão.
Nosso ato é para fortalecer a campanha de que os profissionais da categoria sejam regidos pela CLT e para isso precisamos ter o apoio da sociedade, pois os moto fretes hoje movimentam cerca de 7% do PIB da cidade", explica Gilberto de Almeida (Gil), presidente do Sindmotosp, que conclui: "Como sempre, estas empresas contratam trabalhadores não qualificados porque a mão de obra é mais barata e, desta forma, estão visando o seu lucro acima do bem estar e da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Isso precisa acabar!".
Serviço:
Evento - Campanha de esclarecimento e fortalecimento da contratação de profissionais qualificados
Local - Avenida Juscelino Kubitschek
Data - 27/02/2012 a partir das 10h

Por Fábio Ramalho - Redação UGT"