UGT fortalece marcha dos povos na abertura do Fórum Social Temático

25/01/2012

A Marcha dos Povos, que saiu do centro de Porto Alegre, nesta terça-feira (24) marcou o início das atividades do Fórum Social Temático (FST), que acontece até o próximo dia 29.
O ato que reuniu, aproximadamente, 30 mil pessoas levou para as ruas da cidade a união entre centrais sindicais e movimentos sociais em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e que tenha como forte princípio o conceito socioambiental.
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou deste ato, que virou tradição na abertura do FST, com dezenas de manifestantes que, munidos de faixas e bandeiras, destacaram o quanto um outro mundo é possível de ser construido.
Além da UGT e das demais centrais sindicais, o evento foi o encontro entre Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais (estudantes, mulheres, negros, LGBT, indígena, rurais, moradores de rua, entre outros) e entidades da sociedade civil.
Durante o FST, a UGT participará das atividades ligadas ao Mundo do Trabalho, que acontecerá entre os dias 25 e 27, reunindo sindicalistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Neste encontro será discutida a atuação das organizações e serão propostas ações conjuntas de luta, efetiva, pela ampliação dos direitos trabalhistas em todos os continentes.
Outro tema que será bastante discutido durante o FST, será relacionado ao combate ao neoliberalismo e a construção de uma política pública mais voltada para a classe trabalhadora.
O FST é uma preparação para o Rio + 20, que acontecerá em junho de 2012.
Por Fábio Ramalho - de Porto Alegre