No dia dos aposentados o Sindiapi-UGT reforça as lutas da categoria

24/01/2012

Neste 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado, o Sindiapi-UGT (Sindicato do Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores) vem a público protestar contra o descaso com que os aposentados, pensionistas e idosos são tratados pelos governantes, e exigir políticas que valorizem esses brasileiros e brasileiras, que tanto já contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do Brasil.
Vamos aos fatos:
1. Com o veto do governo ao aumento real, no dia 1° de janeiro, os benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) acima do salário mínimo tiveram reajuste de 6,08%, repondo apenas a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor). Esse percentual corresponde a 43% do reajuste do salário mínimo, que foi de 14,13%. Com isso, somente neste ano aproximadamente 300.000 beneficiários, que até 2011 recebiam mais que o mínimo, passaram a ter direito a apenas um salário mínimo;
2. Sem aumento real, os benefícios acima do mínimo vêm perdendo poder de compra ano a ano, o que obriga os aposentados a buscar a complementação de renda. De novo, o descaso dos governantes, que não dão nenhum incentivo para que os aposentados possam ter acesso a atividades que gerem renda;
3. No dia 1° de janeiro de 2012, o Estatuto do Idoso completou oito anos de vigência. Se o Estatuto fosse cumprido na íntegra, os idosos teriam suas necessidades básicas garantidas. Mas a realidade é outra. A distribuição gratuita de medicamentos (artigo 15, parágrafo do Estatuto) é um exemplo. Muitas vezes faltam até mesmo os medicamentos de uso continuado, o que dirá de outros remédios. O atendimento deficiente do SUS leva muitos aposentados aos planos de saúde, que não param de subir;
4. O Estatuto assegura ainda direito a educação, esporte, cultura, diversões e espetáculos. Mas a ausência de políticas específicas em todos os níveis de governo faz com esse direito fique restrito à meia entrada em alguns programas, sem uma programação especialmente voltada para essa população.

2012 é ano de eleição. O Sindiapi-UGT desde já cobra dos candidatos a prefeitos e vereadores compromissos de defesa de políticas em favor de idosos nas áreas de responsabilidade dos municípios.
Rubens Romano, presidente nacional do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Aposentados (Sindiapi-UGT)