Crise mundial paralisa ações de combate aos problemas ambientais, destaca a presidente Dilma no Fórum Social Temático

27/01/2012

Na tarde desta sexta-feira (26), a presidente Dilma Rouseff participou do painel Dialogo Entre Sociedade Civil e Governos, que reuniu cerca de 15 mil pessoas no estádio do Gigantinho, em Porto Alegre, evento que faz parte das atividades do Fórum Social Temático (FST), que está acontecendo na cidade até o próximo dia 29.
Durante o encontro, que contou com a presença maciça da militância da União Geral Dos Trabalhadores (UGT), a presidente destacou a importância do FST e sua realização meses antes do Rio + 20, que acontece em junho deste ano e contará com a presença de chefes de estado de diversos países.
A presidente ressaltou também que a América Latina, nos últimos anos vem construindo políticas públicas de enfrentamento às diversas crises da economia global, enquanto a Europa e as outras nações estão sofrendo com o avanço do desemprego.
Dilma destacou a luta brasileira pela redução da emissão dos gases poluentes e lembrou de sua participação, em 2001, do FST ainda como secretária de Minas e Energia do governo Olívio Dutra (PT).
A crise financeira e as incertezas que pairam sobre o futuro da economia mundial dão uma significação especial para a Rio+20, Nosso país cresceu enquanto em outras partes do mundo aumenta a desigualdade e a exclusão e não sacrificamos nossa soberania frente às pressões de potências, grupos financeiros, ou agências de classificação de risco", explicou Dilma que enfatizou o quanto essa situação paralisa as ações de combate aos problemas ambientais.
Seu discurso foi finalizado enaltecendo a cidade de Porto Alegre e sua importância na história das lutas de preservação do meio ambiente, "Esta cidade transformou-se em referência para todos aqueles que buscavam criar uma alternativa ao desequilíbrio da situação econômica e política global. Aqui, se afirmou a ideia de que um outro mundo é possível. Aqui, estavam, como hoje aqui estão, os que não sucumbiram ao pensamento único, nem acreditaram no fim da história", lembrou Dilma.
Por Fábio Ramalho - de Porto Alegre"