Taxa de juros fica em 10,5%: timidez do Copom preocupa

19/01/2012

18/01/2012

Para a UGT (União Geral dos Trabalhadores), mais do que o ritmo lento da queda da taxa Selic, novamente mantido pelo Copom, com a redução de 0,5%, o mais preocupante é que nem mesmo essa tímida redução é repassada aos juros pagos pelas pessoas físicas quando financiam compras, tomam empréstimos ou entram no cheque especial. Dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) comprovam isso: a taxa de juros média passou de 6,84%, em julho de 2011, para 6,58%, em dezembro de 2011, uma queda de apenas 0,26 ponto percentual. Nesse período a taxa Selic recuou de 12,5% para 11%, uma redução de 1,5 ponto percentual.

O Copom, mas uma vez, foi tímido ao reduzir a taxa Selic em apenas 0,5%. Essa timidez preocupa pois na verdade o Copom está fazendo o jogo do mercado, que antes mesmo da reunião já anunciava a redução em 0,5% e direcionava seu ataque especulativo dentro dessa nova taxa de juro.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT