Novo salário mínimo injetará R$ 48,3 bi na classe média, diz estudo

17/01/2012

A classe média brasileira será o destino de 75,5% do montante injetado na economia do país com o aumento do salário mínimo brasileiro em 2012, de acordo com levantamento do instituto Data Popular, especializado em estudos sobre essa camada da população. De acordo com a pesquisa, o aumento de 14,13% do salário mínimo injetará R$ 63,98 bilhões na economia ao longo de 2012, sendo que R$ 48,3 bilhões irão para a classe média.

As classes A e B receberão a menor fatia desse bolo: R$ 3,2 bilhões, o que representa 5% do total, enquanto que as classes de baixa renda serão beneficiadas em R$ 12,5 bilhões (19,5% do total injetado na economia).

Segundo o estudo, as regiões Sudeste e Nordeste têm, disparadas, as maiores participações na divisão dos valores adicionados à economia do país com o novo salário mínimo, que passou de R$ 545 para R$ 622 em 1º de janeiro. No Sudeste, ficam R$ 23,3 bilhões (36,4%)
no Nordeste, R$ 22,5 bilhões (35,2%)
no Sul, R$ 8,5 bilhões (13,3%)
no Norte, R$ 5,1
bilhões (7,9%)
e no Centro-Oeste, 4R$ 4,6 bilhões (7,2%).

Fonte: Valor