Sindicalistas da UGT e de diversos países se #unem para as atividades sobre Mundo do Trabalho

10/01/2012

25/01/2012

Na tarde desta quarta-feira (25), iniciou as atividades do Mundo do Trabalho, que faz parte das ações do Fórum Social Temático (FST), que está acontecendo em Porto Alegre, até o próximo domingo (29).
Na abertura do evento, representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) estiveram juntos o prefeito do município, José Fortunati, sindicalistas de diversos países e das demais centrais sindicais brasileiras (CUT, Força Sindical, Nova Central, CGTB e CTB) com o objetivo de refletir e discutir sobre os avanços dos direitos trabalhistas e como enfrentar a crise econômica que assola os países da Europa.
Em seu discurso, Fortunati salientou a importância da realização do FST e como a união entre as centrais sindicais, movimentos sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs) podem influenciar e fortalecer a luta para que os efeitos da crise mundial não caiam nos ombros da classe trabalhadora. Para enfrentar esta situação, é preciso fortalecer a distribuição de renda justa. Nosso projeto pode não ser perfeito, mas é o adequado para ampliar o mundo do trabalhador", diz.
Como protagonista nas discussões e debates que envolvem a luta pela ampliação dos direitos da classe trabalhadora, a UGT está desempenhando um papel fundamental na construção de ações e medidas de fortalecimento da classe trabalhadora.
Na abertura do Mundo do Trabalho, o presidente da central, Ricardo Patah foi representado por Orildes Loticci, secretária nacional de política sociais, que enfatizou as ações que a militância ugetista vem, ao longo dos tempo, desempenhando pela ampliação do conceito de um educação forte no país, com valorização dos professores e professoras, assim como os atos em prol do crescimento do país com geração de empregos ao lutar pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a recente campanha da central pela revisão coletiva das dividas dos cartões de crédito, numa tentativa de acabar com a impunidade dos assaltos praticados pelos bancos e operadoras de crédito que chegam a cobrar da classe trabalhadora 237,9 % de juros ao ano, dentre outras ações.
"Essa é a luta da UGT em prol da classe trabalhadora e pelo crescimento do Brasil. Protagonizar a realização do FST, como um preparativo para a Rio + 20 é um avanço e uma grande demonstração de unidade, entre as centrais sindicais e os diversos movimentos sociais presentes a este grande evento", conclui Orildes.
Por Fábio Ramalho - de Porto Alegre"