Vetada lei que proíbe garupa em moto em SP

21/12/2011

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou projeto que proibe garupa em motocicletas. O veto foi publicado no Diário Oficial da terça-feira (19/12) e invalida todo o projeto, inclusive a obrigatoriedade do uso de coletes estampados com o número da placa da motocicleta.
O abusivo projeto de lei foi proposto pelo deputado Jooji Hato (PMDB-SP) e aprovado na ALESP pelos deputados estaduais de São Paulo em novembro.
Em entrevista coletiva, Alckmin também falou das razões do veto ao projeto de lei que pretendia proibir garupa: não se pode punir o trabalhador que usa a motocicleta diariamente para o trabalho, para a família. E não é punindo o meio de transporte que se combate o crime", explicou.
O SindimotoSP, filiado à UGT, teve papel determinante na questão porque foi a única entidade sindical convidada pelo próprio governador Alckmin para mostrar sugestões para o veto. "Conseguimos com o apoio da UGT, sensibilizar o governador, pois a questão do transporte do garupa não tem nada a ver com a criminalidade. Com essa decisão o governador irá beneficiar cerca de 850 mil motociclistas que na sua grande maioria, utilizam a moto como meio de transporte. Sem dúvida é uma vitória de toda a população", afirmou o presidente do SindimotoSP, Gilberto de Almeida dos Santos."