Plenária Regional da UGT-Paraná

16/12/2011

15/12/2011

Debater amplamente as políticas públicas de geração de empregos e a participação efetiva dos dirigentes sindicais no processo eleitoral de 2012. Essas foram as duas principais diretrizes tomadas na Plenária da Regional Litoral da UGT-PARANÁ, realizada dia 14 de dezembro em Paranaguá. O encontro foi na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Paraná e Santa Catarina, entidade filiada à UGT e contou com a participação do secretário Nacional de Formação Política da UGT, José Ibrahim e do secretário Geral Nacional e conselheiro da UGT no CODEFAT e no Conselho de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Canindé Pegado.
Essa primeira plenária regional (outras duas, na Regional Norte e Regional Oeste serão realizadas até a primeira quinzena de fevereiro de 2012), segue o modelo adotado pela UGT-NACIONAL que realizou plenárias em todos os estados da federação e no Distrito Federal antes da realização do 2º Congresso Nacional realizado em julho na cidade de São Paulo. A UGT, de forma democrática promoveu amplos debates em todas as estaduais, formatando uma proposta com base na participação dos sindicatos filiados", lembrou o presidente da UGT-PARANÁ e membro do órgão colegiado da UGT, Paulo Rossi. Da mesma forma, com a promoção de plenárias regionais no Paraná, a UGT busca a opinião e o consenso dos dirigentes sindicais paranaenses para o nosso 2º Congresso Estadual, que será realizado em Curitiba nos dias 2 e 3 de março de 2012.
"A qualidade dos debates e a ampla participação sindical nessa plenária regional, no litoral paranaense, mostra que a UGT-PARANÁ está no caminho certo e, sem sombras de dúvidas, é referência nacional em organização e crescimento", destacou Canindé Pegado. Ele lembrou que a presença das mais de 130 lideranças sindicais nessa plenária é o reflexo de que a UGT-PARANÁ vem desempenhando com clareza seu papel de organizar os sindicatos sob os preceitos de um sindicalismo cidadão, ético e inovador.
A Plenária da Regional Litoral teve dois momentos marcantes: o primeiro na noite do dia 13, na Biblioteca Pública de Paranaguá, com a exibição do filme Hércules 56 seguido de um debate com o secretário de Formação Política, José Ibrahim. Uma oportunidade ímpar para um grande número de sindicalistas, estudantes e lideranças políticas e comunitárias de conhecer um dos protagonistas desse importante momento histórico brasileiro. O filme retrata o seqüestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick e sua troca por 15 presos políticos do regime militar, dentre os quais o companheiro José Ibrahim.
Plenária Regional
Na manhã do dia 14, no anfiteatro do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Paraná e Santa Catarina, mais de 130 lideranças sindicais das mais diversas categorias profissionais, portuárias, de servidores públicos, profissionais liberais, trabalhadores rurais, movimentos estudantis acompanharam atentamente às palestras de José Ibrahim sobre "O papel político e sindical dos dirigentes sindicais nas eleições de 2012" e de Canindé Pegado, sobre "As perspectivas do movimento sindical e qualificação profissional em 2012".
O movimento sindical tem de integrar todas as instâncias do poder público, nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional, frisou o secretário de Formação Política, José Ibrahim. "Os trabalhadores, líderes sindicais têm um papel significativo no poder, pois é justamente nessas Casas onde são discutidas e implantadas leis que atingem diretamente a classe trabalhadora", disse Ibrahim.
Por sua vez Canindé Pegado apresentou a realidade emblemática da geração de empregos no Brasil, como a grande rotatividade da mão de obra e da falta de recursos do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador, na promoção de cursos profissionalizantes e de qualificação para a classe trabalhadora. "Para mudar essa realidade de falta de investimentos, nós temos de estar presentes nos diversos conselhos municipais, estaduais e federais, fiscalizando e promovendo uma melhor distribuição dos recursos arrecadados", disse Pegado. Ele lembrou ainda que é essencial para a classe trabalhadora produzir uma agenda sindical nacional com objetivos amplos e realistas. "Assim poderemos discutir amplamente com o poder instituído os rumos da economia, da educação, da saúde, da geração de empregos e os demais assuntos de interesse de todos nós trabalhadores", destacou Canindé Pegado. O secretário Geral falou ainda sobre a necessidade sindical de efetivar a 'Democracia Participativa', em contraponto à 'Democracia Representativa' à qual muitos trabalhadores são iludidos no processo eleitoral.
Ao final do encontro os membros da direção nacional, estadual e regional da UGT fizeram questão de registrar o acolhimento do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Paraná e Santa Catarina, presidido pela companheira Isabel Cristina Martins do Carmo. A organização da plenária lembrou ainda o crescimento da Regional Litoral, que começou com oito sindicatos e hoje já registra 24 sindicatos filiados à UGT das mais diversas categorias profissionais em diversas cidades do litoral paranaense.
"Os mais de 170 sindicatos paranaenses filiados à UGT expressam a dedicação e empenho das nossas regionais: a Norte, presidida pelo companheiro Marcos Ratto, a Oeste, pelo companheiro Nelson Rodrigues e a Litoral, pelo companheiro Jaime Ferreira dos Santos", destacou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.
Fonte: UGT Paraná"