Passeata:nenhum Direito a menos para os Migrantes

16/12/2011

12/12/2011
Centenas de imigrantes de diversos países se reuniram no dia 04 de dezembro no centro de São Paulo para reivindicar o acesso aos direitos sociais e políticos, na 5ª Edição da Marcha do Migrante, mobilização anual da qual a UGT vem participando frequentemente.

A marcha teve como lema Nenhum direito a menos para os Imigrantes: Voto já", e culminou com a afirmação de uma Campanha Nacional pelo Direito ao Voto dos Migrantes Permanentes, assumindo como grito de guerra: "Aqui vivo, aqui voto". O evento contou com a participação de diversas associações de imigrantes, grupos organizados, representantes sindicais e políticos.
A UGT foi representada por Gustavo Garcia, assessor de Políticas Públicas e Migrações da UGT, e também esteve presente o companheiro René Camargo, Presidente do Instituto de Culturas e Justiça da América Latina e Caribe, filiado à nossa UGT. A 5ª Marcha dos Imigrantes ocorre em um contexto importante, posto que o Brasil se tornou um importante receptor de migrantes, que vêm ao Brasil em busca de melhores condições de trabalho e vida para eles e para suas famílias.
Vale lembrar que a UGT tem lutado nos diferentes espaços de negociação no âmbito do Mercosul para que a Livre Circulação de Trabalhadores no Bloco seja efetivada, e que sejam derrubadas as barreiras impostas pela burocracia e pela visão policialesca das migrações, fruto do regime militar, que tratava e ainda trata, o tema das migrações como tema de segurança nacional. O trabalho árduo da UGT na luta pelos trabalhadores migrantes e suas famílias se intensifica no momento em que o foco do Bloco Regional está na Livre Circulação, e à medida em que se aproxima a Cúpula Social e Presidencial do Mercosul, com esse foco nos movimentos migratórios.
Nesse contexto, a responsabilidade da UGT, do movimento sindical e da sociedade civil é a de abraçar esta causa e empreender uma luta forte e organizada pelos irmãos sulamericanos que escolheram o Brasil para residir e se desenvolver, pelo que compelimos a todos os companheiros a se engajar em todos os níveis de articulação para promover a cidadania plena para os migrantes que vivem no Brasil.
Nenhum direito a menos para os Migrantes!
Gustavo Garcia, assessor de Políticas Públicas e Migrações da UGT"