2º Congresso Estadual da UGT/PE valoriza #empregabilidade e reelege Gustavo presidente

30/11/2011

A empregabilidade pode ser definida como a capacidade que o trabalhador tem de se adequar às necessidades e mudanças do mercado. Com este tema e com as eleições de sua diretoria a UGT/PE realizou o seu Segundo Congresso Estadual e eleições da central no dia 24 de novembro no Salão Boa Vista do Recife Praia Hotel.
A questão da empregabilidade passa inexoravelmente por no mínimo três variáveis: trata-se equacionar com equilíbrio o crescimento econômico com o desenvolvimento econômico e com a educação e qualificação profissional do trabalhador. Em outras palavras, só se pode falar em empregabilidade quando acontece o crescimento aliado ao desenvolvimento econômico com distribuição de renda e investimentos nas políticas públicas de melhoria de vida e principalmente a educação com qualificação profissional do trabalhador, o que pressupõe um ciclo econômico sustentável. E para a realidade vivida em Pernambuco, trata-se de alertar quanto à observância não apenas do crescimento econômico por si, como tanto vangloria-se o poder público local, mas que o povo pernambucano possa, acima de tudo, acessar a riqueza produto desse crescimento sob várias formas, inclusive com uma boa educação fundamental, média, superior, técnica e profissionalizante.
Começando com as inscrições às oito e meia da manhã, o evento iniciou-se com a formação da mesa que, dentre outras personalidades ilustres, teve a presença de Gustavo Walfrido, presidente da Executiva Estadual, Ricardo Patah, presidente da Central, Maria Bernadete, representando a Federação Nacional das Secretárias, filiada à UGT, Romero Baunilha, presidente da UGT/PB, Valmir Lima, presidente da FECONESTE e Raul Jungmann, ex-ministro e ex-deputado federal e consultor da UGT. O auditório lotou com a participação de aproximadamente 160 pessoas entre os sindicatos filiados À UGT/PE. Após os pronunciamentos dos membros da mesa, Gustavo Walfrido apresentou o vídeo institucional UGT - sindicalismo cidadão, ético e inovador, contendo um panorama geral do que é a UGT, como ela atua, quais as principais ações políticas, eventos públicos de massa, suas instalações, seus convênios e suas parcerias. Depois da apresentação deste vídeo, o Secretário Estadual do Trabalho, Qualificação e Empreendorismo Sr. Antônio Carlos Maranhão palestrou sobre empregabilidade, com vasta riqueza de informações e explanações sobre os dados educacionais e de emprego no estado. Após o almoço servido aos congressistas no próprio hotel, o professor Erledes Elias da Silveira ministrou a palestra Empregabilidade: Preocupação de Todos.
As duas palestras foram muito bem recebidas pelos participantes do congresso por causa da habilidade dos palestrantes na contextualização dos temas ministrados e na minuciosa explicação dos dados abordados.
Após a palestra do Professor Erledes, foi anunciada a chapa para a realização das eleições sindicais da executiva estadual que deu a reeleição de Gustavo Walfrido como presidente para um mandato de mais quatro anos.
Fonte: UGT-PE