Ética na política e Sindicato Cidadão marcaram Congresso Estadual da UGT-RS

28/11/2011

A União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT/RS) promoveu, dia 25/11, no auditório Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, o II Congresso Estadual da entidade. Na pauta, temas do mundo do trabalho e eleição da diretoria para os próximos quatro anos foram debatidos.
O II Congresso Estadual da UGT, que trouxe à Câmara de Vereadores de Porto Alegre o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, reafirma a posição da Central em relação a um sindicalismo ético, transparente e transformador, justo no momento em que a sociedade aborda com ênfase o combate à corrupção nas esferas de poder.
Dentro da idéia de sindicato cidadão, a UGT já visualiza a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, os impactos dessa realização entre os trabalhadores e a sociedade, assim como o legado que ficará para a coletividade.
Paulo Barck, presidente da Central no estado, destaca o fato de a UGT ter surgido da união de forças entre a Social Democracia Sindical (SDS), Central Autônoma de Trabalhadores (CAT) e Central Geral dos Trabalhadores (CGT), em contraste com outras centrais, que resultaram de rupturas.
O encontro, que reuniu cerca de 300 delegados debatendo o tema O Brasil do século XXI e o papel do sindicato no desenvolvimento da nação" e foi dividido em três eixos temáticos: "Sindicato Cidadão", "Reflexos da Copa do Mundo de 2014 nos Sindicatos", e "Ranking do RS na economia nacional", também contou com a presença do secretário geral da Nacional, Canindé Pegado, do deputado Danrlei de Deus Hinterholz, e do vereador Nelcir Tessaro.
Os grupos organizados pelos delegados e os painelistas debateram temas como os desafios do movimento sindical, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, os impostos entre outros temas que são de interesse do trabalhador e que tramitam no Congresso Nacional.

Fonte: UGT-RS"