Contec comemora 9 anos da nova estrutura salarial para profissionais da Caixa

04/05/2022

Há nove anos, após muita luta da Contec e entidades, foi criada a Nova Estrutura Salarial (NES) da Caixa. Ela foi efetivada por acordo assinado em 2013, que unificou a carreira profissional no banco e foi uma enorme conquista para advogados, arquitetos e engenheiros da empresa.

Para o ex-presidente da Advocef e atual diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro, a assinatura da NES 2013 foi o coroamento de uma grande batalha iniciada em 2008, que culminou na maior greve da categoria bancária da história da CAIXA, com 52 dias de paralização.

“Lembro que em alguns momentos tudo parecia perdido, mas nossa união nos dava muita força para prosseguir na luta, sempre com o irrestrito apoio da Contec, que nos abraçou desde o primeiro momento. E aqui vai os nossos agradecimentos à sua Diretora Rumiko Tanaka e ao seu presidente, Lourenço Ferreira do Prado, às federações e aos seus sindicatos filiados, sempre presentes nas nossas mesas de negociação”, agradece Castro.

O diretor lembra de outras figuras essenciais na batalha em prol da unificação das carreiras e agradece o apoio imprescindível do ex-presidente da CAIXA Jorge Hereda, dos ex-diretores jurídicos Antonio Carlos Ferreira e Jailton Zanon da Silveira, bem como da ex-diretora de pessoas Ana Telma Sobreira do Monte. “Também não podemos esquecer dos colegas da ANEAC com quem estivemos juntos em toda essa jornada vitoriosa”, diz.

Vice-presidente da Advocef no início das discussões sobre o tema, Anna Claudia de Vasconcellos recorda do intenso processo de negociações em prol das carreiras. Uma delas foi quando começou a ser desenhada a proposta da NES com base em uma sugestão do advogado associado Marcelo Dutra.

“Nós estávamos na CONTEC com alguns colegas arquitetos e engenheiros quando começou a ser desenhada a proposta da NES com base na sugestão do nosso colega, o advogado Marcelo Dutra, que teve a ideia de fazer o programa de reenquadramento. Já era noite quando nós saímos da CONTEC e foi muito bacana! Melhor ainda foi saber que, já na segunda gestão com o Álvaro como vice-presidente da Advocef e eu como vice-presidente do Conselho Deliberativo, Castro conseguiu implementar a NES, que faz uma diferença enorme na nossa carreira até hoje”, recorda Vasconcellos.

Os frutos

Diretor de negociação coletiva à época do acordo, o atual diretor de comunicação, Marcelo Dutra, fala sobre os frutos do acordo que unificou a carreira profissional. Na avaliação dele, do ponto de vista da engenharia da CAIXA, foi a estabilidade que manteve o quadro unido e forte, enquanto o mercado vivia momentos de tormenta e calmaria. Hoje, esse quadro fortalecido é ator principal no acompanhamento dos repasses de infraestrutura e no fomento habitacional onde a CAIXA, apesar da forte concorrência, mantém uma liderança pujante, inclusive, comemorando os maiores resultados dos últimos anos.

“No que pertence aos advogados, além da unificação das carreiras, salutar para que existisse um espírito de corpo jamais visto, não se viu desde então a alta rotatividade para outras carreiras. O que se vê agora e deve ser sempre fomentado por todos é uma rotatividade para as carreiras afins dentro das diretorias e outras entidades afins, quase sempre em cargos de gestão e de assessoramento estratégico”, avalia Dutra.

Para o diretor de comunicação, ainda são muitos os desafios e a manutenção de cada conquista é tão relevante como a luta por novas.

“Mas sempre é bom olharmos para o retrovisor confiantes que fizemos o que de melhor estava ao nosso alcance, reconhecendo algumas fraquezas e buscando o aprimoramento de modo a continuar inspirando os advogados da CAIXA ao fortalecimento continuado e incansável como categoria, fortalecimento materializado no respeito e representatividade que é marca da Advocef entre as entidades dos empregados da CAIXA”, completa.

A Nova Estrutura Salarial da carreira profissional da CAIXA foi autorizada pelos Ministérios do Planejamento e da Fazenda e aprovada pelo Conselho Diretor da instituição em agosto de 2012. A então NES 2012, agora NES 2013 entrou em vigor a partir de 1º de março de 2013.

Fonte e Foto: Contec