UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fecep apoia maio amarelo e vermelho - Prevenção a acidentes de Trânsito e a Hepatite


02/05/2022

Com o intuito de atrair a atenção da sociedade para a conscientização a respeito de diversos temas, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná tem adotado regularmente as campanhas de colorização dos meses. E neste mês a Entidade lança a Campanha “Maio Amarelo e Vermelho”, para despertar a atenção sobre dois assuntos importantes: os altos índices de acidentes provocados no trânsito e a elevada incidência de pessoas infectadas por hepatites virais.

Preocupada com o crescente número de mortos e feridos nas vias públicas a Organização das Nações Unidas decretou em 11 de maio de 2011 a Década de Ação para Segurança no Trânsito, tornando o mês de maio referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza em prevenção aos acidentes, além disso escolheu a cor amarela por ser o símbolo de atenção e advertência no trânsito.

A Organização Mundial da Saúde estima que todos os dias aproximadamente 3 mil vidas são perdidas nas ruas e estradas, sendo o trânsito a 9ª maior causa de mortes do mundo e faz o alerta de que se não forem tomadas medidas drásticas cerca de 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito até o ano de 2030. De acordo com dados divulgados no site Portal do Trânsito as duas principais causas de acidentes são: o uso de celular e o consumo de bebida alcoólica, seguidas de desobediência às regras de trânsito e transitar em velocidade acima da permitida pela via. Portanto, a FECEP faz o alerta aos motoristas para que dirijam com maior prudência e responsabilidade.

 

No mesmo mês é disseminada a cor vermelha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenção da hepatite, que pode ser silenciosa ou apresentar sintomas como fadiga, dores nas articulações, nos músculos e no abdômen, além de perda do apetite, náuseas, febre e olhos amarelados.

Existem cinco tipos de hepatites e as mais comuns são A, B e C, sendo esta última a mais perigosa pelas chances de avançar para cirrose ou câncer de fígado, que podem levar o paciente à morte. Sua principal forma de transmissão é o contato com sangue contaminado, inclusive por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes.

 

Portanto a palavra que define o mês de maio é prevenção. Esta é sem dúvida a maior aliada no trânsito e na saúde. Ter cautela e prudência nunca é demais. A FECEP apóia esta idéia!

 

Fonte e Foto: FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.