Mulheres recebem medalha Ruth Cardoso

18/11/2011

16/11/2011
Na quinta-feira (17/11), o Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo promoveu a Solenidade de Posse do Conselho da Medalha Ruth Cardoso", gestão 2011/2012, na Assembleia Legislativa do Estado,homenageando as pessoas que se destacaram com ações de políticas públicas e direitos humanos em prol da mulher. Entre as homenageadas, Cristina Palmieri, integrante do Conselho e da Secretaria Internacional para as Américas e do Comitê de Sustentabilidade da União geral dos Trabalhadores (UGT).
"A nossa medalha foi criada em 2008 para poder premiar pessoas físicas, jurídicas ou entidades que se destacam na luta pela mulher. Todo ano temos o Conselho, composto pelas conselheiras escolhidas e este ano uma das escolhidas foi a Cris Palmieri, pelo trabalho que desenvolveu em torno da mulher, a mulher na sustentabilidade e por todo o trabalho dessa representatividade que ela tem", explica a delegada Rosemary Correia, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina SP.
A homenagem é um reconhecimento pelos movimentos de mulheres que lutam pelas condições femininas, não oriundas de familiares vindos da política. "Não é fácil lidar com uma sociedade civil de tantos anseios e fazemos o possível para alcançar o que se almeja: igualdade de oportunidades, direito à liberdade, a mulher poder decidir sobre o próprio corpo, lutar por melhores oportunidades entre homens e mulheres e o espaço dela na política: mulheres preparadas para lutar pelas mulheres", explica a homenageada.
Saber integrar homem e mulher, sem distinção, faz parte das políticas públicas. No caso das Delegacias das Mulheres também é importante trabalhar com o homem que praticou a violência sobre a mulher, para que ele seja preparado para ser reintegrado na sociedade e não simplesmente excluí-lo. "O mesmo procedimento deve ser feito nas empresas. As instituições devem ser menos opressoras, melhor esclarecidas no trato com as vítimas e não apenas mandar embora", exemplifica Palmieri.

Mariana Veltri, da redação da UGT"