UGT sedia encontro de centrais sindicais do cone sul

12/11/2011

No último sábado (12), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu, em sua sede nacional, em São Paulo, representantes de centrais sindicais do cone sul para discutir os rumos a serem adotados pela Coordenadora de Centrales Sindicales Del Cono Sur (CCSCS).
O presidente da UGT, Ricardo Patah, participou da abertura dos trabalhos que contou com a participação de cinco centrais brasileiras: UGT, CGTB, CUT, Força Sindical e CTB, que juntamente com a CTA e CGTRA da Argentina, CCOO da Espanha e a PIT-CNT do Uruguai visam o fortalecimento do trabalho da Coordenadora na luta dos trabalhadores e trabalhadoras da região do Cone Sul por melhorias nas condições laborais, qualidade de vida, Respeito aos direitos Humanos e Trabalhistas, Igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, enfrentamento a crise econômica mundial, entre outros.
Para o presidente Patah, o encontro é um momento importante para dar continuidade a um projeto que busca, acima de tudo, a integração entre os companheiros sindicalistas para poder levantar os problemas de cada país e fortalecer a luta no MERCOSUL para enfrentar os desafios.
Segundo Valdir Vicente de Barros, secretário geral da CCSCS e de Políticas Públicas da UGT, a Coordenadora deve ter posições claras para enfrentar as consequências dessa crise que se instalou no mundo.
A reunião busca avançar nas propostas que serão levadas pelas centrais nas próximas reuniões dos órgãos sociolaborais do Mercosul e às Cúpulas Sindical, Social e Presidencial do Mercosul, que se realizarão ainda este semestre, no Uruguai.

Por Fábio Ramalho - Redação UGT