UGT participa do Seminário Internacional Rio + 20# Trabalho e Desenvolvimento Sustentável

11/11/2011

O movimento Sindical das Américas espera que Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá no Brasil em junho do próximo ano, traga como resultado um modelo de produção e consumo focado na sustentabilidade e na justiça social. Esse é um dos pontos que constam na Declaração Sindical das Américas", documento elaborado ao final do Seminário Internacional Rio + 20 Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: A Perspectiva do Movimento Sindical das Américas".
Promovido pela Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) com apoio da Fundação Friedrich Ebert no Brasil (FES) e do Instituto para o Desenvolvimento da Cooperação e Relações Internacionais (IDECRI), o seminário reuniu nos dias 10 e 11, no Hotel Braston em São Paulo, diversos dirigentes sindicais do Brasil e das Américas. A União Geral dos Trabalhadores - UGT, participou do seminário, com expressiva delegação incluindo a presença do presidente Ricardo Patah, que participou da mesa de abertura dos trabalhos.
O presidente da UGT parabenizou o trabalho da CSA pela realização deste "importantíssimo evento, lembrando que o olhar da classe trabalhadora deve estar voltado para a questão da sustentabilidade, que deve ter como pilar fundamental o trabalho decente, sem o qual não se pode falar em desenvolvimento sustentável".
Durante os dois dias de seminário foram abordadas temas como mudanças climáticas, enfrentamento da pobreza, negociações internacionais , soberania alimentar e energética, empregos verdes, e também dos megaeventos esportivos sob o paradigma do desenvolvimento sustentável. Tema que contou a exposição do presidente da UGT-Rio, Nilson Duarte Costa, que falou das ações que a UGT desenvolve na fiscalização e acompanhamento das obras dos estádios da Copa.
Joacir Gonçalves, da Redação da UGT"