Vera Villela é eleita presidente do COMUSAN

26/04/2022

Aconteceu em 07/04 a eleição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) que teve Vera Villela eleita como presidente eleita para o período de 2022 a 2024. Ela é nutricionista e representante do SindiNutri-SP

Com o retorno da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) em fevereiro deste ano, o COMUSAN volta a integrar a estrutura da Secretaria.

Conselheiras e conselheiros do COMUSAN, composto por 56 organizações da sociedade civil ligadas à luta por direitos e 28 representantes indicados pelo poder público, foram convocados por SMDET para a tarde de 7 de abril de 2022, com objetivo de realizarem a eleição de presidente, cujo mandato se estende de 2022 a 2024.

Apresentaram-se como candidatas Vera Villela, representante do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SindiNutri-SP), e Laís Gonçalves Terto Vieira, representante da Associação de Trabalho Educacional Esportivo Recreativo e Cultural (ASSTERC). Por maioria de votos, Vera foi eleita.

O mandato anterior foi dividido entre Vera Villela e o conselheiro Claudio Silvério de Carvalho, do Centro de Referência e Estudos de Políticas Institucionais, que não se candidatou para um novo período.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior, esteve na cerimônia e destacou que, mesmo com a pandemia sob controle, a atuação do COMUSAN é importante para melhorar os índices de segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo, auxiliando na estruturação de ações em parceria com a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN. “O trabalho conjunto entre a sociedade civil e o poder público é essencial para implantar políticas públicas efetivas, que amenizam a insegurança alimentar na cidade de São Paulo”, pontuou.

Desde 2001

O COMUSAN foi criado na I Conferência Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo, realizada em 2001. É um espaço de diálogo e estimula a organização da sociedade, por meio da integração de três setores: representantes do poder público, sociedade civil organizada e instituições ou entidades que atuam com segurança alimentar e nutricional, como: igrejas, sindicatos, cooperativas, ONGs, entre outras.

Vera Villela destacou que o papel do Conselho é contribuir para articulação entre sociedade civil e governo, como um dos componentes do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional, na construção, implementação e monitoramento das políticas públicas de combate à fome no município. Lembrou que conselheiras e conselheiros têm como principal papel trazer as necessidades de seus territórios, as ações desenvolvidas e difundir o que já temos em termos de políticas públicas e como acessá-las. Por isso, a formação em Segurança Alimentar e Nutricional foi uma questão central no processo eleitoral que se encerra nesta solenidade.

Ela ainda reforçou que o COMUSAN tem se destacado nos espaços de discussão das políticas públicas de SAN: audiências de orçamento, programa de metas, observatório da fome e afirmou: “Contamos com vocês para continuarmos o trabalho que vinha sendo feito”.

No dia da eleição também foi informado ao grupo que o secretário-executivo do COMUSAN será Aloisio Areias Bezerra da Silva, com experiência como conselheiro em outras instâncias de participação e controle social.

Fonte e Foto: Sindinutrisp