Consciência Negra: Concurso de redação premia estudantes e escolas. Saiba como participar

11/11/2011

Em comemoração ao Ano do Afrodescente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e para comemorar o mês da Consciência Negra, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) do Rio, em parceria com o Instituto do Negro Padre Batista (INPB), de São Paulo, oferece o Concurso de Redação Camélia da Liberdade". O concurso é gratuito e de caráter social para inclusão educacional, cultural e de cidadania. Podem participar os alunos do ensino médio de escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares populares. As escolas têm até o dia 30 de novembro para fazer as inscrições. As redações podem ser entregues até 15 de dezembro.
O concurso de Redação, está em sua quarta edição em São Paulo e em sua quinta no Rio de Janeiro. Ele tem por objetivo capacitar e levar à reflexão sobre ações afirmativas no processo de consolidação e cumprimento da Lei 10.639, de 2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual determina a inclusão do tema "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo da rede oficial de ensino básico e médio.
Anualmente é escolhido o nome de um personagem da cultura afrobrasileira que que fez parte da História. Este ano, o tema é "Luiza Mahin: Uma rainha africana no Brasil", homenagem feita à personagem de lutas pela igualdade como as Revoltas da Sabinada e dos Malês, no Brasil. Luiza Mahin é mãe do poeta e abolicionista Luiz Gama, reconhecido jurista, que cursou como ouvinte a Faculdade de Direito de São Paulo (USP) e foi um dos grandes nomes da cultura brasileira.

Esse tema é levado pelos educadores aos jovens participantes, que devem desenvolver uma redação. A redação deve ser encaminhada ao CEAP (www.portalceap.org.br) para ir à análise do Censgranrio, que indicará as redações vencedoras em cada Estado.
Os autores das redações - três primeiras colocadas - são premiados com notebook e uma impressora e a escola do vencedor em primeiro lugar recebe como prêmio um laboratório de informática. Além disso, as 30 melhores redações de cada Estado passam a integrar um livro a ser editado pelo CEAP para lançamento do próximo concurso.

Como participar
Para participar do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011 a escola interessada deve se inscrever no portal www.portalceap.org e no caso de dúvidas, deve entrar em contato com o Instituto do Negro Padre Batista pelo e-mail: inpb.projetocamelia@bol.com.br ou telefone (11) 3106-7051 com Ana Paula ou Ana Rocha.
A unidade de ensino inscrita recebe um kit de apoio aos professores contendo entre outros materiais, o DVD "Desigualdade racial no mercado de trabalho", a revista em quadrinhos "Luiza Mahin: A Guerreira dos Malês", de Aline Najara da Silva Gonçalves e os cadernos "Projeto Político na Escola" e "Prática para a Diversidade" respectivamente de Azoilda Loretto e Andrea Borges.
A partir daí, a instituição deve realizar uma seleção interna e encaminhar ao CEAP, até dia 15 de dezembro, a redação vencedora e outras seis, que irão para a análise da Fundação Cesgranrio.

Serviço:
Prorrogado para 15 de dezembro o prazo de entrega das redações do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011
Tema: Luiza Mahin: Uma rainha africana no Brasil - Lei 10.639/03
Inscrições até: 30 de novembro
Onde: www.portalceap.org.br
Mais informações: Instituto do Negro Padre Batista (inpb.projetocamélia@bol.com.br) ou pelo tel.: (11) 3106-7051"