UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

SINDIAPI divulga documento com reivindicações para Aposentados, Pensionistas e Idosos


25/04/2022

O Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT (SINDIAPI), por meio do seu presidente, Natal Leo divulgou, na tarde desta segunda-feira (25), documento com bandeiras de reivindicação para o segmento.


Segue abaixo:


1 - garantir o orçamento adequado para o INSS, derrubando o veto do presidente, garantindo assim os 980 bilhões cortados pelo presidente, valor este que irá permitirá ao INSS atender adequadamente os segurados do INSS, honrar seus contratos de prestação de serviços necessários para o funcionamento das agências e de processamento de dados e modernizar suas unidades e seu parque tecnológico, atingindo o tão esperado alto grau de satisfação do segurados pela gestão do INSS.


2 - realizar concurso público visando adequar o quadro de servidores e servidoras do INSS às necessidades do volume de serviços, afim de possibilitar a redução da demora na análise de requerimentos e dos agendamentos de avaliação social aos segurados, garantindo a liberação do benefício dentro dos prazos previstos no acordo homologado pelo STF, bem como a propiciar condições para a reabertura plena das agências para as atividades presenciais com qualidade.


3 - Melhorar as plataformas de atendimento eletrônicos do INSS tanto em termos de estabilidade e confiabilidade, quanto maior grau de amigabilidade, pois os sistemas disponíveis hoje estão tornando o acesso dos segurados uma tarefa muito difícil e com grandes obstáculos para se poder solicitar um benefício ou encaminhar requerimentos. as dificuldades vêm ocorrendo com constância nos sistemas do INSS digital e do meu INSS com inconsistências que limitam o uso das plataformas digitais e dificultam o acesso aos serviços.


4 - Processos em vigor de análise de solicitação de benefício vêm indeferindo benefícios indevidamente e sem uma justificativa claro, o que está provocando judicialização e gerando insatisfação aos segurados pela forma que são feitas, além da demora na resposta. muitas vezes o indeferimento ocorre sem regras claras e quase sempre não está amparado em justificativas corretas nem sustentadas juridicamente. pelas decisões, notamos que aparentemente não há rotinas claras e objetivas e que falta um sistema mais homogêneo e único de conduta a ser adotado pelos servidores que fazem estas atividades ou um sistema de controle de qualidade.


5 - realizar concurso público visando adequar o quadro de peritos médicos federais às necessidades do INSS para o volume de serviços afim de possibilitar a redução de demora dos atendimento aos segurados, bem como retomar a realização de 15 perícias diárias por perito, tendo em vista o fim da emergência sanitária da covid19, o que ampliará de imediato a capacidade de atendimento em 25%.


6 - garantir a realização de perícia remota em todas as agências do INSS que não tem perito médico lotado, bem como nos municípios que não têm agência do INSS, mas se disponham a montar estrutura adequada para atendimento pericial remoto, acabando o martírio dos segurados que precisam que se deslocar e sua cidade para outra para serem atendidos, correndo ainda o risco da perícia não ser realizada e terem que retornar em outra data.


7 - implementar conjunto de ações de modernização e simplificação do modelo de perícia médica, bem com a adequação do quadro de peritos especialmente nos locais de difícil provimento, possibilitando a liberação do benefício nos prazos previstos no acordo homologado pelo STF, bem como reduzir a zero o volume de atendimento represados solicitados a bastante tempo.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.