13/04/2022
O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu
1,1% em fevereiro, na comparação com o mês anterior (2,1%), segunda alta
consecutiva. Com isso, o setor está 1,2% acima do patamar pré-pandemia, e 4,9%
abaixo do pico da série (outubro de 2020). No ano, o varejo acumula variação de
-0,1%. Já nos últimos 12 meses, cresceu 1,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal
de Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo IBGE.
Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas positivas
em fevereiro. Embora o setor de livros, jornais, revistas e papelaria tenha
crescido 42,8%, os maiores impactos vieram de combustíveis e lubrificantes
(5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%).
Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, a atividade
de livros, jornais, revistas e papelaria vem, ao longo do tempo, diminuindo.
Basta observar as grandes cadeias de livrarias, por exemplo. É uma atividade
que vem perdendo importância no varejo por conta dos grandes marketplaces, que
vendem livros online, mas não estão inseridos nessa categoria.
“O que segurava a atividade era o mercado de livros
didáticos, que foi bastante afetado pela pandemia com o ensino online e a
migração do material impresso para o meio digital. Ocorre que no início deste
ano houve uma retomada relacionada, principalmente, com os grandes contratos de
livros didáticos. Esse avanço, porém, não foi suficiente para recuperar os
níveis anteriores, já que algumas atividades didáticas continuam no ambiente
online”, explica Cristiano Santos.
Fonte e Foto: IBGE
UGT - União Geral dos Trabalhadores